
Europa Ocidental registou o mês de junho mais quente de sempre
As temperaturas ultrapassaram regularmente 40 graus Celsius (ºC) em vários países e atingiram 46°C em Espanha e Portugal.
As temperaturas ultrapassaram regularmente 40 graus Celsius (ºC) em vários países e atingiram 46°C em Espanha e Portugal.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, tem-se destacado como um dos atores mundiais que está a liderar o apoio à Ucrânia depois de Donald Trump ter chegado à Casa Branca, em várias ações coordenadas com a União Europeia, de que não faz parte desde 2020.
O relatório do Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do programa da União Europeia Copernicus (C3S) e da Organização Meteorológica Mundial (OMM) indica que quase metade da Europa registou temperaturas recordes anuais em 2024.
A quase totalidade das vítimas mortais registaram-se em Myanmar - 144 - onde foi o epicentro do sismo. Na Tailândia há registo de nove mortos, mas há dezenas de desaparecidos entre escombros.
O valor global atingido é equivalente a 1,60°C acima de uma estimativa da temperatura de 1850-1900 designada como o nível pré-industrial.
As odes de revertermos a situação climática para onde caminhamos parecem cada vez mais escassas e o aproximar do final da década deixa-nos cada vez com menos tempo.
Em 2024, a temperatura da Terra subiu 1,5 graus Celsius - pior só na era pré-industrial, confirmou o observatório europeu Copernicus. Estes recordes ameaçam a vida no planeta.
Apesar do país viver a melhor situação económico-financeira em décadas, é com apreensão que encaro o próximo ano.
Este ano pode ser o primeiro em que as temperaturas anuais podem superar os 1,5ºC acima do nível pré-industrial. Especialista Gil Penha-Lopes apela à aposta nos potenciais de cada região e à regulação do ciclo da água.
Valor diz respeito aos fogos que atingiram o centro e norte do País e que mataram cinco pessoas.
O ministro Castro Almeida anunciou que o Governo iria adiantar, desde já, 100 milhões de euros para dar liquidez às comissões de coordenação e desenvolvimento regional, de forma a suportar as despesas mais imediatas até ao final do ano.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal Delfim Bismark trata-se de um homem que residia em Vila Nova de Fusos e de uma mulher de Frossos.
Seja para meios civis ou militares, o espaço é cada vez mais um domínio de conquista e concorrência entre estados. A UE procura posicionar-se. Dispõe de algumas joias da coroa, como os programas Galileo e Copernicus, mas enfrenta desafios. Para recuperar o atraso face aos seus concorrentes terá que superar a falta de investimento no setor e tornar o mercado interno mais funcional.
Em nome das vidas humanas perdidas e das, ainda, não perdidas nos fogos florestais, e da biodiversidade a quem devemos a nossa qualidade de vida e bem-estar, é absolutamente essencial ir além da legislação, da criação de organizações, da adoção de estratégias e planos e da realização de infraestruturas, ou seja, chamar os mais capazes para conduzir a sua prevenção, deteção e?combate.
As zonas mais afetadas pelos fogos dos últimos dias são a região de Viseu Dão Lafões, Tâmega e Sousa, Região de Aveiro, seguido da Área Metropolitana do Porto, Alta Tâmega e Ave.
199 operacionais e 59 meios terrestres permaneciam na zona de Soutelo, freguesia de Mões, por volta das 05h45, avançou um porta-voz do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões da ANEPC.