
"Grande migração" começa na China durante onda de contágios por covid-19
Mais de 2 mil milhões de pessoas deverão circular dentro do país para celebrar o Ano Novo Lunar.
Mais de 2 mil milhões de pessoas deverão circular dentro do país para celebrar o Ano Novo Lunar.
País atravessa uma grande onda de contágios que deixou as casas funerárias e os hospitais assoberbados.
Epidemiologista aconselhou os cidadãos a evitar contacto com pessoas que estiveram foram do país para prevenir contágios.
Ao longo da pandemia, nos refeitórios das escolas japonesas, o silêncio era obrigatório como forma de diminuir os contágios.
Países com mais casos confirmados são o Reino Unido (524 contágios), Espanha (313), Alemanha (263), Portugal (241), Canadá (159) e França (125).
O Instituto Superior Técnico prevê ainda que eventos como o Rock in Rio causem uma média de 40 mil contágios, pelo que recomendam o uso de máscara em grandes eventos, nos transportes públicos e em contexto laboral quando há proximidade entre trabalhadores.
As mortes e os novos casos, referentes a sexta-feira, elevam o número total de óbitos para 27 e de pessoas com sintomas para 524.440, desde o início de um surto de febre no país, no fim de abril.
"A evolução da pandemia de covid-19, nomeadamente o elevado número de contágios das últimas semanas e respetivos isolamentos profiláticos, têm conduzido a uma grande dificuldade em manter estáveis as reservas de componentes sanguíneos", refere o instituto do sangue.
A taxa de mortalidade é de 50,6 por milhão de habitantes, 9% menos do que na semana anterior, mas ainda em níveis elevados.
A nova estirpe do SARS-CoV-2 tem 46 mutações, incluindo uma que está associada a um possível aumento de contágios.
Com uma nova onda de contágios devido à variante Ómicron, Israel arranca com a campanha da quarta dose da vacina contra a Covid-19. Para já, vai dar a pessoas mais vulneráveis.
A "situação epidemiológica aconselha que se deva manter um robusto nível de medidas preventivas", defende a instituição, lembrando os números de contágios recentes.
Nas ilhas Baleares, os festejos dos alunos depois dos exames de admissão à universidade estão ligados a pelo menos 1.167 contágios.
Primeiro-ministro reconheceu estar apreensivo após aumento dos contágios entre crianças, sobretudo desde que reabriram as escolas em 15 de março. Famílias também estão a ser testadas depois da identificação de casos de crianças na escola.
A taxa de incidência de contágios a 14 dias era na passada quarta-feira de 64 casos por 100 mil habitantes, muito abaixo do máximo de 1.667 casos verificada a 29 de janeiro.
Estudo estabelece uma relação indireta entre altas concentrações de pólen no ar e o aumento das taxas de contágios da covid-19. Com a primavera à porta, o risco do número de casos volta a aumentar, mesmo que Portugal tenha sobrevivido a este efeito na primeira vaga.