
TAP espera instruções das Finanças para pedir indemnização de Alexandra Reis
Presidente do Conselho de Administração da TAP é o quinto a ser ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP.
Presidente do Conselho de Administração da TAP é o quinto a ser ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP.
"Em particular, o Conselho de Administração da TAP deve esclarecimentos ao parlamento", defendeu Eurico Brilhante Dias.
Os partidos pretendiam ouvir o ex-ministro das Infraestruturas, o ministro das Finanças, a ex-secretária de Estado do Tesouro, o presidente do Conselho de Administração da TAP, Manuel Beja, e a presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, para explicações sobre o caso da indemnização de Alexandra Reis.
Pedro Filipe Soares, líder da bancada parlamentar, explicou que quer apurar as relações dentro do próprio Conselho de Administração da TAP e as responsabilidades do Ministério das Finanças sobre a indemnização paga a Alexandra Reis.
A TAP comunicou à CMVM que Manuel Beja irá liderar a nova administração da empresa, após vencer a eleição dos elementos dos órgãos e corpos sociais para o quadriénio 2021-2024.
O presidente do Conselho de Administração da TAP, Miguel Frasquilho, aponta que é necessário que nas próximas semanas ou meses, os intervenientes nas negociações continuem a trabalhar "para que uma solução estrutural possa ser desenhada".
Perante as críticas de “desinvestimento” nas várias regiões do país, o presidente do conselho de administração da TAP garante que a empresa está a fazer tudo para que a operação no Porto seja igual à que existia antes da pandemia, “ou até maior”.
O presidente do Conselho de Administração da TAP, Miguel Frasquilho, defendeu que companhia aérea precisa de dimensão mínima.
O presidente do Conselho de Administração da TAP, Miguel Frasquilho, diz que os despedimentos na companhia aérea "não são inevitáveis", mas aponta que já foram dispensados mais de 1.000 trabalhadores desde o início da crise provocada pela covid-19.
Presidente do conselho de administração da TAP revelou ter avisado para problemas do plano de rotas de recuperação e ouviu deputados a dizer que a empresa “mais do que a crescer estava a inchar” e “parecia que estava a engordar um porco”.
Presidente do Conselho de Administração da TAP afirmou que a transportadora aérea "já endereçou um pedido de auxílio ao Estado português", tendo expectativa de que possa ser conhecida "muito em breve" uma resposta.
Os social-democratas entendem que sendo o Estado o accionista maioritário da TAP deve exigir da administração da companhia urgência na normalização dos voos para os Açores e Madeira.
Pedro Marques garante que qualquer alteração futura na unidade de manutenção da TAP em Portugal ou Brasil passa pelo conselho de administração, onde o Estado está representado. Já sobre alterações ao acordo de empresa, diz que o Estado estará na posição de mediador.
Miguel Frasquilho disse estar "profundamente tranquilo" sobre a sua recondução como presidente do Conselho de Administração da TAP.
Bloquistas querem saber se o Governo teve conhecimento de suspeitas sobre alegados pagamentos a Miguel Frasquilho através do "saco azul" do GES e se entende estarem reunidas as condições que garantam a idoneidade do chairman da TAP.
O presidente do conselho de administração da TAP terá chegado a acordo com o jornal, depois de terem surgido acusações à sua família sobre pagamentos feitos pela Espírito Santo Enterprises.