
Indemnizações por abusos sexuais na Igreja serão analisadas por duas comissões
Um dos organismos avalia os factos e o outro, os montantes a atribuir, anunciou a Conferência Episcopal Portuguesa.
Um dos organismos avalia os factos e o outro, os montantes a atribuir, anunciou a Conferência Episcopal Portuguesa.
Decisão foi tomada na 209.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa. Pedidos terão que ser apresentados e vai ser criado um fundo para pagar às vítimas.
Ministério Público confirmou em outubro de 2022 estar a investigar o bispo José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, por alegado encobrimento de abusos sexuais.
Associação Coração Silenciado reuniu este domingo, 14 com a Conferência Episcopal Portuguesa e criou "um canal direto entre a Igreja e as vítimas".
Entre os 9 e os 10 anos, Guida Gomes sofreu nas confissões: o sacerdote pedia-lhe que contasse os pecados, enquanto a acariciava.
"Ainda está em estudo", aponta fonte da Conferência Episcopal Portuguesa. A autoria seria do arquiteto Siza Vieira.
"O Papa Francisco diz: 'não busquem simplesmente soluções do passado para problemas de hoje. Não vai dar certo'", sublinha o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
A Assembleia Plenária da CEP, que decorre em Fátima, termina na próxima quinta-feira.
Desgaste provocado por três anos de mandato, marcados pela pandemia de covid-19 e pela situação dos abusos sexuais de menores na Igreja, estará na base de uma eventual não recandidatura.
Conferência Episcopal Portuguesa decidiu este mês que comissão passaria a integrar apenas "leigos competentes nas mais diversas áreas de atuação".
Conferência Episcopal Portuguesa esteve reunida esta quarta-feira em Fátima.
"Foi dito pela Conferência Episcopal que a reflexão continua. Ao continuar, a reflexão deve significar o abrir caminho ao que foi feito e podia ser feito de outra forma", referiu o Presidente da República, este sábado.
O chefe de Estado sugeriu que agora a Conferência Episcopal Portuguesa faça "uma reflexão complementar para reencontrar o caminho que se perdeu nestes 20 dias".
O parlamento aprovou ainda, por unanimidade, a audição do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e da ministra da Justiça.
José Ornelas afirmou que padres suspeitos não vão ser afastados preventivamente. Conferência Episcopal condena ainda todos os que ocultaram os abusos praticados dentro da Igreja.
A Conferência Episcopal Portuguesa vai tomar posição sobre o relatório, de quase 500 páginas, numa Assembleia Plenária agendada para 3 de março, em Fátima.