
Um livro que é uma carta de amor aos animais
"Carta Aberta aos Animais", de Frédéric Lenoir, propõe um início de conversa: seremos melhores que os animais?
"Carta Aberta aos Animais", de Frédéric Lenoir, propõe um início de conversa: seremos melhores que os animais?
Duas exposições, uma peça de teatro e um musical: eis as nossas sugestões para o próximo fim de semana.
No zoo dos aldrabões há patos que se fazem feridos, lagartas falsamente mortas e borboletas disfarçadas de folhas. Os machos primatas e os peixes iludem as fêmeas.
Há uma companhia aérea exclusiva para os animais, coleiras de pele dos artesãos da mala Birkin, spas com máscaras faciais de amora, hotéis com piscina aquecida e transporte em Lamborghini.
Segundo os cientistas, as aves monogâmicas trocam de parceiros por razões semelhantes às das separações humanas.
Ter um cão ou um gato reduz o cortisol, a hormona libertada em momentos de stresse, e pode aumentar três vezes a oxitocina, a hormona do amor. Também faz descer o risco de doenças cardiovasculares, incluindo os AVC. Nos idosos trava o declínio cognitivo e nas crianças e adolescentes combate a hiperatividade.
Cães e gatos com perda de pelo ou episódios de agressividade podem sofrer de ansiedade. Os tratamentos incluem medicação, aromoterapia, com óleos de canábis, e mais passeios.
Qualquer pessoa e qualquer cão pode praticar. Melhora a relação entre os dois, liberta o stress e aumenta a resistência.
Sim. Há aves que reagem à desigualdade, como os corvos, e mamíferos que fazem luto como os cães. Investigadores descobrem emoções mais humanas, até a empatia.
As condições a que os animais foram sujeitos durante o estudo da neurocientista Margaret Livingstone levou à indignação de cientistas e de ativistas pelos direitos dos animais.
Já demonstrou que o cérebro consegue controlar um avião e que o stress influencia os nossos pensamentos. O neurocientista dedica-se ao estudo de Parkinson e diz que ainda há muito por descobrir.
Pedro Emanuel Paiva foi nomeado para Provedor dos Animais pela Câmara Municipal de Lisboa. Contudo, várias associações de proteção animal não estão de acordo e querem ser auscultadas antes de uma decisão final.
São capazes de sentir a presença do vírus em roupa e máscaras e acertam em 97% dos casos. Os animais estão a ser usados em aeroportos, nas universidades e em concertos.
Dormir com animais reduz o stress, mas há regras. Não deve ter mais do que um consigo, tem de estar desparasitado e se miar ou ladrar tem de sair do quarto.
Jardim dos Animais Com Alma, o 23.º romance de José Rodrigues dos Santos, chega dia 21 às livrarias. O investigador Tomás de Noronha regressa para esclarecer um novo crime e mistério.
Também ele é uma celebridade, nos Estados Unidos, e ensina Will Smith, Jennifer Lopez e Mark Zuckerberg a lidarem com os animais domésticos. A SÁBADO falou com o especialista a propósito do seu programa, que estreia esta sexta-feira, dia 6, no canal National Geographic Wild.