
Idai: Proteção Civil portuguesa envia missão humanitária
A Cruz Vermelha Internacional indicou que pelo menos 400.000 pessoas estão desalojadas na Beira, considerando que se trata da "pior crise" do género em Moçambique.
A Cruz Vermelha Internacional indicou que pelo menos 400.000 pessoas estão desalojadas na Beira, considerando que se trata da "pior crise" do género em Moçambique.
A ajuda humanitária que Portugal está a enviar para Moçambique decorre do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades moçambicanas.
Observatório Técnico Independente coloca de parte a existência de um comando único dos bombeiros e apela a que a remodelação da Proteção Civil não coloque (outra vez) o combate aos incêndios em causa.
Escolha criticada pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e pela Liga dos Bombeiros Portugueses.
Jaime Marta Soares lamentou a escolha do coronel da GNR António Paixão para novo comandante.
José Manuel Moura, afastado do comando da Protecção Civil há um ano pelo actual Governo, foi o principal responsável pelas críticas do relatório da Comissão Técnica Independente à actuação da Protecção Civil nos incêndios de Pedrógão, de acordo com a TSF.
A Associação dos Familiares das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande exigiu hoje ao primeiro-ministro um pedido de desculpas público e a imediata demissão de toda a cúpula da Autoridade Nacional de Protecção Civil
Nádia Piazza exigiu ainda "um pedido público de desculpas do senhor primeiro-ministro".
"O país está a passar por uma situação gravíssima de destruição florestal", defendeu Marta Soares
Constança Urbano de Sousa anunciou a abertura de um processo disciplinar a Rui Esteves, cujas conclusões "devem ser remetidas à tutela no prazo máximo de 30 dias"
A Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) esclareceu hoje que o executivo vai enviar uma força conjunta de 83 elementos, que vão partir para o Funchal às 08:30 de hoje, a bordo de um avião militar C130.