
Vitória de Donald Trump confirmada no Congresso
O total de votos do Colégio Eleitoral foi lido por Kamala Harris: 312 para Trump e 226 para si própria.
O total de votos do Colégio Eleitoral foi lido por Kamala Harris: 312 para Trump e 226 para si própria.
São 75 dias até estar tudo terminado a 20 de janeiro de 2025. Neste período há uma agenda que inclui os votos do Colégio Eleitoral, um governo de transição e a certificação dos resultados.
O republicano Donald Trump foi eleito o 47º Presidente dos Estados Unidos tendo já conquistado mais do que os 270 votos do colégio eleitoral necessários.
Com 19 votos no Colégio Eleitoral, é provável que quem ganhar a Pensilvânia vença as presidenciais americanas. Dentro do estado, a eleição será decidida num pequeno grupo de condados com eleitorado flutuante, onde é quase impossível prever o resultado. Fomos conhecê-los e ouvir diretamente de quem vota porque prefere Kamala Harris ou Donald Trump.
Os 10 votos do estado no colégio eleitoral estão a ser disputados pelos dois candidatos até ao último momento. Os responsáveis locais acreditam que quem vencer o Wisconsin será o próximo presidente dos Estados Unidos.
As eleições entram na reta final com Trump e Harris praticamente empatados nas sondagens em estados como a Carolina do Norte, Georgia e Pensilvânia, onde uma vitória fará a diferença em termos de votos do colégio eleitoral.
Se já ouviu expressões como swing states ou colégio eleitoral no contexto das eleições presidenciais norte-americanas e não percebeu o seu alcance, então está no sítio certo. Explicamos-lhe em sete questões o complexo sistema que leva à escolha de um dos mais poderosos líderes mundiais. Garantimos que nas eleições de 5 de novembro estará devidamente preparado para enfrentar o grande espetáculo da política americana como um verdadeiro especialista.
Democrata alcançou 306 votos do Colégio Eleitoral, contra os 232 de Donald Trump.
"Nunca iremos desistir. Nunca iremos ceder", disse Trump durante um comício perante milhares de manifestantes no dia em que o Congresso ratifica o resultado do Colégio Eleitoral.
Um dos maiores aliados republicanos de Donald Trump, Mitch McConnell chamou Joe Biden de Presidente eleito e disse que Colégio Eleitoral "falou", após confirmação da vitória do democrata.
"Pela minha parte estou disposto a uma colaboração e a contactos consigo", escreveu Putin num telegrama enviado a Joe Biden, de acordo com um comunicado do Kremlin.
Depois da vitória nas eleições de 3 novembro frente a Donald Trump, e de ver os resultados dessas eleições serem certificados na passada semana, o democrata conseguiu a oficialização da eleição. Falta apenas Trump conceder a presidência.
Uma hora antes dos delegados do Colégio Eleitoral do Wisconsin reunirem para atribuírem os 10 votos a Joe Biden, o Supremo Tribunal do estado rejeitou a última tentativa do ainda presidente dos EUA para inverter a sua derrota nas eleições.
Cada um dos 50 estados norte-americanos reúne o grupo de Grandes Eleitores que escolherá o próximo presidente dos EUA, não sendo esperadas surpresas na nomeação do democrata.
O candidato democrata venceu as eleições assegurando 306 votos no Colégio Eleitoral. O candidato vence as eleições norte-americanas se conseguir 2670 votos.
As presidenciais são decididas pelo voto de 538 delegados de todo o país que formam o colégio eleitoral. Sai vencedor o candidato que recebe, no mínimo, 270 votos do colégio eleitoral.