Sábado – Pense por si

Ana Taborda

Os condes donos do Martim Moniz

A 12ª Condessa deixou uma fortuna que, só no Alentejo, tinha mais de 50 propriedades. Ainda hoje se disputa a propriedade de um antigo cinema lisboeta, que, entre os herdeiros, tem vários Câmara Pereira e um nobre desaparecido.

Sofia Parissi

Os monumentos gratuitos a não perder em 2025

Em Portugal, há 37 museus, palácios e conventos que os residentes (portugueses ou não) podem visitar gratuitamente, durante 52 dias deste ano. O que vale mesmo a pena? Falámos com alguns dos diretores dos monumentos e contamos-lhe.

Lusa

Entradas de museus e monumentos aumentam a partir de janeiro de 2025

Os maiores aumentos - de sete euros - verificam-se em alguns dos equipamentos mais visitados do País, como é o caso da na Torre de Belém, do Museu Nacional dos Coches, no Museu Nacional de Arqueologia, nos Palácios Nacionais da Ajuda e de Mafra e no Mosteiro dos Jerónimos.

Vanda Marques

Portugal no mundo

Ter um lugar de destaque no mundo católico era essencial. D. João V conseguiu o patriarcado. Quinze coches de talha dourada foram cruciais.

Os luxos do Rei D. João V

O maior palácio de Portugal, vestes luxuosas, amantes e muitos excessos. Nesta edição, contamos-lhe como era a vida do Rei mais rico de Portugal. Mais temas? As muitas aventuras que cabem num hotel e as histórias impressionantes de quem teve cancro com menos de 30 anos.

Ana Taborda

Quando ricos e famosos alugam as suas quintas e palacetes

Pode dormir na casa que guarda os botões de punho que o Rei D. Carlos usava quando foi assassinado, almoçar num palácio que pertenceu ao 2º duque de Palmela – com um dos seus descendentes –, ou ter pensão completa assinada pelo chef José Avillez.

Vanda Marques

Rainha Mary: a Diana de Gales da Dinamarca

Mary Donaldson queria ser veterinária, mas tornou-se princesa. Com a abdicação da sogra, vai passar a ter mais destaque e a fazer História no seu país de origem – é a primeira australiana rainha.

Paulo Vila

Ferreira Pinto Basto: A família que revolucionou Portugal

Figuram entre os “donos” do País por causa da longa dinastia comercial e industrial que construíram. O patriarca nasce no século XVIII, mas, da política aos negócios, os seus descendentes estão por todo o lado e instalam-se nos mais prestigiados cargos públicos.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana