
Tudo sobre a primeira biografia do novo Papa
Quem é Leão XIV? O que pensa o papa americano? O jornalista Christophe Henning tenta responder a estas questões e ficamos com mais pistas. Mas ainda há muito por saber sobre Prevost
Quem é Leão XIV? O que pensa o papa americano? O jornalista Christophe Henning tenta responder a estas questões e ficamos com mais pistas. Mas ainda há muito por saber sobre Prevost
"No futebol, o padre Robert Prevost gostava muito dos argentinos, mas entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, preferia o jogador português. Valorizava a disciplina, a constância e o facto de Cristiano Ronaldo se exigir mais para conquistar", disse à Lusa José María Nuñez, antigo acólito do então bispo Robert Prevost que, entre 2014 e 2023.
Concordámos na eleição de um homem cuja vida revela uma entrega total à Igreja; cujas palavras e gestos são um exemplo de amor e de ternura pelos mais pobres
Gosta de jogar ténis, em criança brincava aos padres e percorreu o Peru a cavalo. Robert Prevost era o mais improvável da lista de cardeais, mas um dos braços-direitos de Francisco. Cinco portugueses, que conviveram com o cardeal, contam como trabalha o sorridente – e sempre disponível – Leão XIV.
O novo Papa não viverá na sua concha espiritual e não será um amortecedor político de déspotas.
Ambos foram pioneiros: Francisco foi o primeiro latino líder da Igreja; Prevost, o primeiro americano.
Além de dar a entender que quer seguir a linha de Francisco, a mensagem geral de Robert Prevost é a insistência na paz. Algo de que o mundo está desesperadamente necessitado.
"No cenário dramático atual de uma III Guerra Mundial em pedaços, como afirmou várias vezes o Papa Francisco, dirijo-me também eu aos grandes do mundo, repetindo o apelo sempre atual: nunca mais a guerra", afirmou o Papa, eleito na quinta-feira.
Um papa cria cardeais em função de tradições e atendendo às circunstâncias para preservar o que entenda ser o legado do pontificado, mas quem lhe suceda, saído do colégio cardinalício, reinventa-se como sumo pontífice à sua própria maneira.
Contra o luxo, a favor da compaixão, da sinodalidade e muito próximo de Francisco. Diz que não podem fechar "a porta da Igreja às pessoas que sofreram abusos". Mas há quem o acuse de não ter sido eficaz na questão dos abusos sexuais. Esteve em Lisboa na Jornada Mundial da Juventude e recorda a alegria dos jovens.
Norte-americano é conhecido pela sua aproximação com os pobres e os imigrantes, tal como Francisco. No entanto, chegou a ser acusado por três mulheres de ter encoberto casos de abuso sexual.
O líder da FPF é acusado de ser o líder de uma organização criminal conhecida com "Los wachiturros de Tumán'
Ao serviço da briosa, o jogador, de 23 anos, alinhou em cinco partidas