
Demitiu-se chefe de Estado-Maior das Forças Armadas
Pierre de Villiers apresentou a sua demissão a Macron que a aceitou. Em causa estão os cortes orçamentais impostos pelo presidente
Pierre de Villiers apresentou a sua demissão a Macron que a aceitou. Em causa estão os cortes orçamentais impostos pelo presidente
O chefe de Estado Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau, António Indjai, foi acusado esta quinta-feira pelo procurador de Manhattan de participação numa operação internacional de tráfico de droga e armas.
O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, afirmou esta quarta-feira à noite que não ficar de braços cruzados após o encontro entre o ministro da Defesa e o Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas (CEMGFA), após o qual foi anunciado que cerca de 4 mil militares vão voltar a ganhar o salário de 2009.
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, terá procurado refúgio numa embaixada em Bissau. Na cidade ouviu-se um tiroteiro e residentes apontam um braço-de-ferro entre tropas leais ao Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, António Indjai, e o Chefe de Estado-Maior da Armada, Bubo Na Tchuto.
O general Pina Monteiro, representante de Portugal na NATO em Bruxelas, deverá ser o novo Chefe do Estado Maior do Exército (CEME). Com o fim do mandato de Pinto Ramalho, actual CEME, em 18 de Dezembro, o ministro da Defesa propôs Pina Monteiro ao Chefe de Estado Maior das Forças Armadas.
O chefe de Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, general Nikolai Makarov, lançou esta quinta-feira o alerta de que a expansão da NATO para a Europa de Leste pode potenciar conflitos junto às fronteiras do país que, no limite, aumentam o risco de uma guerra nuclear.