Tão insustentável que o mundo precisa de saber
O Deepseek, alternativa chinesa ao ChatGPT, usa código aberto e tem-se afirmado pela capacidade de se igualar à OpenAI. Ao que dizem, tem um custo inferior e consome menos recursos.
O Deepseek, alternativa chinesa ao ChatGPT, usa código aberto e tem-se afirmado pela capacidade de se igualar à OpenAI. Ao que dizem, tem um custo inferior e consome menos recursos.
É arquiteto de formação, mas o que o move é o combate à desertificação da Beira Baixa. Além de ter criado uma forte comunidade de nómadas digitais e vários pólos tecnológicos, ergueu um festival de música e artes visuais. Agora, abre as portas do palácio Picadeiro aos artistas que ali querem fazer acontecer.
As pessoas não querem, necessariamente, falar com máquinas mas querem minimizar a dor que estão a sentir. Procurem as soluções digitais e artificiais que quiserem mas o problema reside no acesso a cuidados de saúde.
A verdadeira insustentabilidade está neste capitalismo de dados que transforma formas de vida sem que ninguém disso se aperceba e faz de nós uma espécie de amiba que vai na onda sem reparar que está no mar.
A ciência está a estudar tratamentos inovadores, mas os velhos bons hábitos (exercício e boa alimentação) ainda são o melhor - a forma de segui-los é que está sempre a ser refrescada. Noutro plano: a família do primeiro-ministro fez bons negócios imobiliários.
Dizem os especialistas que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e uma forte política de bem-estar social, garantem a felicidade. Mas também a confiança, bondade (ou empatia, talvez) e ligações sociais. E eu acredito. Faz sentido.
De acordo com o cientista, o maior risco em relação à IA é "a falta de compreensão" que existe em torno dela, pelo que uma prioridade é educar o público em geral sobre os seus benefícios.
Análise a textos publicados na imprensa nacional concluiu que maioria é de direita. Mas também colocou Miguel Sousa Tavares no centro-esquerda: "Não me surpreende nada", diz o comentador.
Descubra ainda quais os melhores trilhos do país.
“Amiga”, desesperava ela pelo telemóvel. “Tenho aqui uma palavra debaixo da língua de que não me consigo lembrar.”
O investigador acredita que os recentes avanços tecnológicos ainda não indiciam uma alteração estrutural na sociedade, mas alerta para os perigos da IA na desinformação.
Investigação ainda está em curso mas as autoridades alertaram os internautas para não acreditarem ou espalharem boatos online.
Os trabalhadores do setor, representados pelo Writers Guild of America, procuram melhores compensações face aos lucros da indústria.
A interrupção seria de pelo menos seis meses para que as capacidades e perigos de sistemas como o Chat GPT-4 possam ser estudados.
O ChatGPT está a ser usado há várias semanas pela Microsoft, mas só agora foi anunciado ao público geral. Erros de versão antiga persistem, avisa a OpenAI.
A singularidade das máquinas é uma hipótese, a destruição de milhões de trabalhos também. Mas há muitas oportunidades na inteligência artificial (IA) e a possibilidade de uma vida melhor, defende Luís Paulo Reis, presidente Associação Portuguesa para a IA.