Sábado – Pense por si

Dois cenários para a resposta europeia

A ameaça russa é sobre toda a Europa, não apenas sobre o Leste. Mas é nos estados Bálticos que ela é sentida de forma mais evidente e identificada. A revisão estratégica da Segurança e Defesa de França é clara na necessidade de travar a Rússia e fortalecer a Polónia. Que caminho escolheremos em caso de uma incursão báltica de Putin por 2028?

Rita Rato Nunes

“Aquilo que dizem das empresas dele não me diz nada”

Spinum quem? A empresa é assunto da bolha. O cargo valoriza Montenegro na rua. PM dorme bem e sonha com uma “maioria maior”. Mas se não acontecer assusta com o regresso da Geringonça, ou mais do mesmo com cenários ingovernáveis.

Maria Henrique Espada

Madeira: e governam-se, ou há bailinho?

Os madeirenses votam dia 23 e o mais complicado vem a seguir. Restam cenários, arranjos e arranjinhos, com – ou quase sempre sem – Miguel Albuquerque. Ali, o “não é não” é para ele. Até no PSD já se fala de um plano B. Os planos para o day after.

Com os Pés na Terra

Novo orçamento, mesmos vícios

Por mais que encontremos algumas indicações relativamente à política climática, ficam a faltar as emissões de gases com efeito de estufa previstas para o próximo ano e as diferentes previsões macroeconómicas decorrentes dos diferentes cenários climáticos que a ciência nos mostra.

Mundo pequeno

O café não arrefecia e espreitei o telemóvel: mais um retrato de uma conta qualquer, publicado por uma família despreocupada, sem olhar à perfeição dos cenários, celebrando apenas a alegria da viagem. Atrás, sem filtro, um casal perdia-se num beijo apaixonado. 

Raquel Lito

Casal de fotógrafos dá cor às ruínas nacionais

Fazem imagens de sonho em cenários sombrios. Depois dos escorregas de Viseu e de um mosteiro ao abandono, os The Yellow Jackets prometem surpreender com novos locais. São portugueses, que assinam com pseudónimos e alertam para o património esquecido.

Bruno Faria Lopes

Os quatro cenários para 11 de março

As sondagens sugerem incerteza sobre o vencedor, mas dão sinal forte sobre uma maioria de direita – um sinal decisivo para Pedro Nuno Santos garantir que viabiliza um governo da AD. Sobram muitas dúvidas sobre o que acontecerá num cenário de vitória do PS com maioria de esquerda. Há uma quase certeza: o próximo ciclo político será precário.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30