
JMJ: Calor, trotinetes e bicicletas "preocupam muito" profissionais de saúde
A falta de sombras no Parque Tejo e os traumatismos que possam resultar da mobilidade entre eventos são uma das maiores preocupações dos hospitais.
A falta de sombras no Parque Tejo e os traumatismos que possam resultar da mobilidade entre eventos são uma das maiores preocupações dos hospitais.
Durante o mesmo período, foram realizados 56 partos no Hospital de Santa Maria.
"Correu tudo muito bem, o sistema está organizado com tranquilidade", afirmou o ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte avançou que "os 11 médicos que fazem parte da Direção Clínica do CHULN vão reunir-se esta tarde para discutir esta questão".
Vai ocorrer uma reunião entre a equipa do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia e a administração do hospital.
Diogo Ayres de Campos foi afastado por questionar o projeto de reestruturação no Hospital de Santa Maria e a colaboração com o S. Francisco Xavier.
As urgências pediátricas de três hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo vão passar a estar fechadas entre as 21h e as 9h. Os restantes 11 ficam abertos 24 horas.
Centro Hospitalar Barreiro Montijo encerra também urgência obstétrica e ginecológica.
No hospital Amadora-Sintra, cerca de 60% dos doentes são casos não urgentes que deveriam recorrer aos cuidados de saúde primários.
A Entidade Reguladora da Saúde publicou as deliberações relativas a reclamações de utentes. Uma mulher relata ter perdido qualidade de vida após uma laceração durante o parto, outra que o plano de parto não foi respeitado. Um erro médico também terá levado a um aborto.
A Direção-Geral da Saúde está a estudar o alívio de restrições, como o uso de máscara em recintos fechados. A opinião dos especialistas não é consensual.
O caso da variante Ómicron levou ao encerramento temporário dos serviços de urgência pediátrica e consulta externa de pediatria do Hospital Garcia de Orta por 14 dias.
A necessidade de mexer nas carreiras dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde tem sido uma das reivindicações do BE nas negociações para o Orçamento do Estado para 2022.
"O número de pacientes com disfonia por tensão muscular está a aumentar desde março de 2020", afirma em comunicado a especialista, que diz ter atendido nos últimos meses cada vez mais pessoas com este problema que se caracteriza pela dificuldade para emitir a voz, rouquidão, falta de volume e projeção, entre outros.
De acordo com o estudo, dos 1.245 profissionais de saúde acompanhados desde a primeira toma da vacina, 99.8% desenvolveram anticorpos "de forma expressiva" ao final de três semanas depois da toma da segunda dose.
Várias queixas apresentadas à Entidade Reguladora da Saúde dão conta de erros por parte das unidades de saúde na transferência de pacientes para outros hospitais. Uma grávida foi mandada para outra unidade sem ter sido vista por nenhum médico.