Sábado – Pense por si

Susana Lúcio

Os objetos que retratam a ditadura

Duas gerações de portugueses viveram sob um regime ditatorial, criado por Salazar, que marcou todos os aspetos da vida no País. A jornalista Fernanda Cachão leva-nos numa viagem ao tempo em que vivíamos com senhas de racionamento, Hitler era um amigo, a PIDE perseguia e os informadores denunciavam tudo.

O empresário de sorriso fácil

Numa das entrevistas que fez a Rui Nabeiro, Paulo Barriga começou por lhe perguntar o que gostaria de ser quando fosse grande. E o empresário, já com 80 anos, respondeu assim à provocação do repórter: “Gostaria de continuar a sonhar.” A vida e a obra - e os sonhos - do fundador dos cafés Delta estão em destaque nesta edição, num especial de 18 páginas.

Marco Alves

Os negócios do Estado Novo com os nazis

Durante a II Guerra Mundial, Salazar negociou tudo o que podia, não só com o velho aliado inglês, mas também com Hitler. E nas grandes cidades do País, grandes e pequenas empresas fizeram o mesmo, incluindo como testas de ferro dos beligerantes.

Marco Alves

Salazar: os diários do ditador

Durante 36 anos, e todos os dias, o chefe do Estado Novo anotou quase tudo o que acontecia na sua vida. As pistas que deixou mostram o tráfico de influências que existia na sua casa, quem eram os grandes amigos e como as mulheres que o rodeavam se digladiavam.

Ana Taborda

A vida das mulheres do Opus Dei

As celibatárias vivem geralmente em centros da Obra, onde várias regras as mantêm afastadas dos homens. Até aos anos 90, não podiam usar calças. Entre as casadas, a maioria dos membros, há quem tenha 14 filhos. Rezam e vão à missa todos os dias.

Markus Almeida

Bairrada, há 130 anos a pôr bolhas nos vinhos

A apenas alguns dias da noite do ano em que mais espumante é vertido em flûtes, olhamos para a Bairrada, a região responsável por mais de 50% das garrafas produzidas em Portugal.

Ana Taborda

As muitas guerras dos irmãos Champalimaud

Os conflitos entre António, Carlos, Maria Ana e Henrique incluíram insultos, acusações de assaltos e até uma prisão preventiva que durou quatro anos e meio. Chegaram a ter mais de 30 processos em tribunal uns contra os outros. Dois deles morreriam sem nunca voltarem a falar – ainda que tenham estado internados no mesmo hospital.

Raquel Lito

Os escândalos sexuais da Igreja católica

O “padre de ferro” reage às acusações, o colega de Viseu está desaparecido e o condenado por pedofilia recebe visitas dos clérigos na prisão (até já tem emprego à espera). A Conferência Episcopal pressiona por respostas céleres.

Ana Taborda

A vida desconhecida de Maud Queiroz Pereira

A matriarca de uma das mais poderosas famílias portuguesas deixou milhares de euros aos empregados e distribuiu as suas muitas joias e peças de arte pela família e amigos. Discreta e aventureira, chegou a saltar de paraquedas com um dos filhos e até aos 94 anos nadava todos os dias – só já não mergulhava de cabeça.

Andreia Costa

A aldeia das divorciadas

Todas as semanas, via Zoom, um grupo de mulheres partilha traumas, dúvidas mas também muitas gargalhadas sobre como foi o fim das relações.

Estudo concluiu que eucalipto não consome mais água do que pinheiro bravo

Estudo foi desenvolvido em bacias com características físicas semelhantes, localizadas na Serra do Caramulo, com clima mediterrânico húmido e rocha mãe de xisto. Analisou dados ao longo de seis anos, comparando duas pequenas bacias florestais, uma delas de pinheiros bravos com idade superior a 20 anos e a outra de eucaliptos de várias idades.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30