
Bancos controlados por capital estrangeiro são 60% do sistema bancário português
Entre essas instituições, destacam-se BCP, Santander Totta, Novo Banco, BPI mas também Bankinter ou Abanca.
Entre essas instituições, destacam-se BCP, Santander Totta, Novo Banco, BPI mas também Bankinter ou Abanca.
Nas 16 maiores empresas da Bolsa nacional, os estrangeiros dominam, seja nos bancos ou em gigantes como EDP ou ANA. Um panorama que se tem vindo a inverter nos últimos 20 anos. E ainda: como a comida ultraprocessada nos vicia; a vida dos novos eurodeputados; sabe distinguir entre bebidas com e sem álcool?
Segundo o Relatório sobre a Evasão Fiscal Global 2024, os países da União Europeia são os que mais perdem com o desvio de dinheiro para paraísos fiscais. Aproveitando a concorrência fiscal entre países, esta é uma forma relativamente simples e rápida de atrair capital estrangeiro e aumentar a receita fiscal de um país.
Esta proibição não se aplicaria a "cidadãos portugueses com residência própria e permanente fora de Portugal", nem a requerentes de asilo ou imigrantes com autorização de residência permanente.
Um dos setores que deverá contribuir para a dinamização do mercado será o segmento residencial para arrendamento.
O parecer do Parlamento não é vinculativo, mas na audição para o lugar de governador de Portugal Mário Centeno teve de ouvir todas as críticas de PSD, BE, PCP, CDS, PAN, Chega e IL.
A confirmar-se a previsão do organismo da ONU, isso significaria um investimento estrangeiro de cerca de 533 mil milhões de euros, o pior valor em 17 anos.
Alguns meios de comunicação sugerem que a inimizade do presidente com a cadeia foi desenvolvida durante a corrida presidencial de 2016, quando a ABS-CBN se recusou a emitir um anúncio de eleição para a campanha de Duterte.
O Governo chinês garantiu que vai continuar a promover a "abertura" do país ao capital estrangeiro facilitando o acesso em vários setores e ouvindo reclamações das companhias sobre dificuldades.
Os negócios envolveram casas mais caras, aumentando assim a quota de investimento estrangeiro em habitação em Lisboa.
Jaime Carvalho Esteves, da PwC, assinala que se Portugal é atrativo para as start-ups falha nas condições de escalabilidade, mais por "ausência de capital e falta de cooperação do que pela dimensão do mercado".
O Banco de Portugal multou o gestor em mais de um milhão de euros por irregularidades no período em que era presidente do banco Montepio.
A Comissão Europeia analisou em pormenor os investimentos estrangeiros na União Europeia e identificou uma tendência crescente de controlo chinês. Ao todo, o capital estrangeiro controla 3% das empresas europeias que, em conjunto, correspondem a 35% dos ativos e a 16 milhões de empregos.
Sistema já rendeu aos cofres do Estado 4,335 mil milhões de euros.
Teixeira dos Santos está apreensivo com a ausência de capital português na banca e com uma eventual deslocalização dos centros de decisão, destacando, por outro lado, o atual modelo de supervisão "mais intrusivo".
Presidente do Conselho Geral e Supervisão da EDP quer que a comissão conclua o seu trabalho, elabore relatório e se extraiam as "devidas consequências".