
Em Portugal por Nossa Senhora de Fátima e pelos jovens
Em 2017, canonizou os Pastorinhos e em 2023, já em cadeira de rodas, voltou ao santuário e admirou-se com a alegria e a fé de 1,5 milhões de fiéis na Jornada da Juventude.
Em 2017, canonizou os Pastorinhos e em 2023, já em cadeira de rodas, voltou ao santuário e admirou-se com a alegria e a fé de 1,5 milhões de fiéis na Jornada da Juventude.
O professor da Universidade de Coimbra, filósofo e padre católico acredita que Francisco será lembrado pela defesa da paz, fraternidade e ecumenismo, bem como das "periferias geográficas e existenciais".
Ex-presidente portista fala ainda da "falta de lealdade" de Sérgio Conceição, de ser um homem apaixonado aos 80 anos, das arbitragens, do "não me recandidatarei" e das polémicas com a imprensa. No seu livro, uma espécie de diário, agora publicado, o antigo líder dos dragões joga ao ataque.
Obrigado a trabalhar no exílio e amargurado pela vida e pela doença, o ditador rejuvenesceu quando em 1977 uma professora casada e com um filho lhe escreveu uma carta. Foi o início de uma história surpreendente de intimidade e revelação.
Aos 55 anos, Daniel Lima já abençoou homossexuais em união – muito antes de o Papa Francisco ter dado luz verde para tal (embora com limitações). Já o fez na rua, numa sala de reuniões, na sacristia e no santuário de Fátima. Os crentes sentem-se acolhidos.
Mandou o chefe de gabinete avisar Costa de que não convidasse ninguém para o Governo. E em abril estava convencido de que Galamba ia sair. Os dramas da hora decisiva do mandato e o Marcelo que não se mostra para as câmaras: o que telefona ao neto para discutir política, ia a Fátima na pandemia e anda por aí a pé, em Lisboa, todos os dias.
"Uma Mãe tem sempre o coração aberto, para todos os filhos, todos, todos, todos, sem exceção", disse Francisco depois de ter largado o discurso previsto.
Francisco está em Fátima para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia, e recitar o terço com jovens deficientes e reclusos.
Papa desloca-se à Capelinha das Aparições este sábado para rezar o terço com jovens doentes.
O arcebispo Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, preside à peregrinação de 12 e 13 de maio a Fátima.
Equipas apeadas, de bicicleta ou a cavalo, bem como meios cinotécnicos, vão estar em permanência na cidade de Fátima até domingo.
Bispos católicos por todo o mundo rezaram pela paz entre a Rússia e a Ucrânia. Os dois países foram consagrados ao Imaculado Coração de Maria, no Vaticano e em Fátima, em simultâneo.
A ocasião foi aproveitada por José Ornelas para recordar "a dor das vítimas de todas as pandemias" e dos "abusos de todo o género".
A Igreja Católica em Portugal vai avançar com a constituição de uma comissão nacional de coordenação das comissões diocesanas de proteção de menores e adultos vulneráveis.
A peregrinação de outubro, que celebra a 6.ª Aparição de Nossa Senhora, com particular destaque para o chamado "milagre do Sol", é a última grande peregrinação aniversária de um ano pastoral ainda muito marcado pela pandemia.
Santuário considera que pandemia "ainda não oferece garantias" para acolher "sem reservas" todos os fiéis e aponta que acolhimento será idêntico ao da peregrinação de 12 e 13 de outubro.