
"Imprudência" de Hêrnani Dias foi "recompensada" por Montenegro
O antigo secretário de Estado vai ser cabeça de lista da AD pelo círculo eleitoral de Bragança. Rui Calafate e João Paulo Batalha analisam esta decisão.
O antigo secretário de Estado vai ser cabeça de lista da AD pelo círculo eleitoral de Bragança. Rui Calafate e João Paulo Batalha analisam esta decisão.
O primeiro-ministro eleito reconheceu que o mandato dado ao partido acarreta uma "grande responsabilidade" e que "as vitórias eleitorais não caem do céu, são conquistadas com esforço e com muita luta".
O jornalista entrevistou vários companheiros políticos, familiares, amigos e até críticos para traçar o retrato do primeiro-ministro que até hoje vive no imaginário nacional.
Nuno Afonso, fundador do Chega e ex-braço direito de André Ventura, será cabeça-de-lista em Lisboa pela coligação Alternativa 21, que inclui o Aliança e o MPT.
A antiga jornalista russa espera conseguir disputar com Putin as próximas eleições presidenciais e promover a sua visão de uma Rússia “humana amigável e disposta a cooperar com todos com base no princípio do respeito".
"Não nos escondemos como outros fazem em falsas listas de independentes que mais não são do que um instrumento para projetos pessoais ou de grupo", referiu o dirigente comunista.
As últimas alterações aprovadas colocavam diversas barreiras aos candidatos independentes.
Enquanto a lei não entra em vigor, independentes estão às cegas. Há quem recolha assinaturas sem saber se serão válidas, quem tenha tudo a postos à espera e quem até já tenha aceitado ter um partido como barriga de aluguer.
O secretário-geral social-democrata deu a conhecer mais meia centena de candidatos do PSD às autárquicas e confirmou o nome de Suzana Garcia na corrida à Amadora. José Silvano adiantou que a direção do partido vai ainda discutir possibilidade de apoio a candidatura independente de Isaltino Morais em Oeiras.
Rui Moreira queixou-se, a Associação Nacional dos Movimentos Independentes (AMAI) considera que a lei aprovada há menos de um ano é inconstitucional, o PS abriu a porta a mudanças que Rui Rio não rejeita à partida. Mas afinal o que querem os independentes?
Antigos candidatos a Belém requerem a intervenção do TC para "minimizar e mitigar os defeitos" que apontam ao processo das eleições presidenciais.
O ativista alegou ter sido preso no momento em que se preparava para sair de casa e fazer uma caminhada, tendo sido levado para uma esquadra de polícia.
O partido decidiu dispensar os socialistas que se propuseram como candidatos independentes nas autárquicas de 2017 contra candidatos apoiados pelo partido.
"A necessidade de olhar para o sistema político e reforçá-lo através de reformas que o adaptem aos novos tempos é absolutamente vital", defende líder da oposição.
O Partido Socialista conseguiu este domingo o seu melhor resultado de sempre em eleições autárquicas, que tinha sido atingido em 2013, ao conquistar 158 câmaras municipais. O PSD, sozinho ou coligado, não chegou a 100, pior marca desde 1976.
Resultado desastroso levou Passos Coelho a admitir não se recandidatar à liderança dos sociais-democratas