
Cimeira Rússia-África. A cartada africana de Putin
Na véspera da segunda cimeira 17 chefes de estado e governo tinham confirmado a participação, em comparação com os 45 que se deslocaram à Rússia há quatro anos. A análise de João Carlos Barradas.
Na véspera da segunda cimeira 17 chefes de estado e governo tinham confirmado a participação, em comparação com os 45 que se deslocaram à Rússia há quatro anos. A análise de João Carlos Barradas.
O MPLA ganha, mas perde a maioria absoluta, a crer na catadupa de sondagens que, em Luanda, auguram tempos difíceis para o atual presidente, João Lourenço.
Chegou à presidência de Angola como uma solução de transição. Ficou por lá 38 anos e construiu uma forte teia de poder marcada pela corrupção. Cultivou a discrição mas os seus últimos dias de vida foram mediaticamente ruidosos com as fortes acusações das filhas a João Lourenço, atual chefe de Estado.
O presidente angolano morreu aos 79 anos, na sequência de um AVC. Foi o segundo líder africano que esteve mais tempo no poder, durante o qual enriqueceu (e fez enriquecer), ao mesmo tempo que deixou o país na miséria.
Os três países não endémicos que relataram mais casos foram o Reino Unido (207), a Espanha (156) e Portugal (138).
Branca, académica reconhecida e muito rica, conheceu a Jamba e teve a confiança de Jonas Savimbi. E escreveu agora as memórias dos tempos em que a então maoísta Fati se tornou guerrilheira da UNITA, arriscou e teve a vida por um fio. Acabou expulsa e nunca quis ver a imagem final do corpo do “Mais Velho”.
Nascida em 5 de janeiro de 1964, em Brazzaville, República do Congo, Leda Neto era a mais nova dos três filhos de Agostinho Neto.
Assegurou a segurança de visitantes ilustres, como a Rainha Isabel II, integrou missões de paz das Nações Unidas, esteve perto da morte várias vezes. António Duarte tem muitas memórias de uma vida de aventuras. Algumas ainda o atormentam.
O artigo 19.º da Carta das Nações Unidas prevê a suspensão do direito de voto na Assembleia Geral para qualquer país cujo montante em atraso seja igual ou superior à contribuição devida nos últimos dois anos completos.
A nova previsão das Nações Unidas agrava significativamente a previsão anterior, que apontava para a morte de 300 mil africanos, enquanto 27 milhões poderão ser "empurrados para a pobreza extrema".
Continente regista mais de 6 mil infeções de covid-19 e contabiliza 221 mortes.
O empresário português atuou como "testa de ferro" para canalizar mais de 50 milhões de dólares de dinheiros públicos do Congo.
Petro de Luanda foi eliminado da Taça da Confederação Africana ao perder por 1-0, em Nairobi, frente aos quenianos do Gor Mahia
As 'Pérolas', como são conhecidas as jogadoras da seleção de Angola, perdiam ao intervalo por 7-10
Seleção procura o 13.º título
1.º de Agosto em vantagem na pré-eliminatória