
Bombista suicida mata pelo menos 20 pessoas em igreja ortodoxa na Síria
Pelo menos 20 pessoas morreram e 50 ficaram feridas num ataque perpetrado por um bombista suicida, este domingo, numa igreja na capital da Síria, Damasco.
Pelo menos 20 pessoas morreram e 50 ficaram feridas num ataque perpetrado por um bombista suicida, este domingo, numa igreja na capital da Síria, Damasco.
As primeiras bombas do ELP, a guerra da unicidade sindical, os casos Renascença e República na comunicação social, 400 MRPP's presos pelo Copcon: a violência estalou de vez e abriu alas para o que aí vinha.
Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.
Israel terrá tentado pressionar para que Arbel Yehud fosse uma das mulheres libertadas este sábado e, esta manhã, o gabinete do primeiro-ministro divulgou uma nota a afirmar que Telavive não permitirá que os palestinianos regressem ao norte de Gaza enquanto aquela refém não for libertada.
Igor Kirillov morreu após uma explosão perto de um edifício residencial. A Ucrânia já reivindicou o ataque e Paulo Batista Ramos considera que se chegou ao nível de "guerra total".
O exército ucraniano referiu que 71 ‘drones’ de ataque foram abatidos e outros seis foram neutralizados no solo.
Ibrahim Aqil era procurado pelos Estados Unidos e Ahmed Wahbi supervisionou as operações militares das forças especial de Al Radwan na Faixa de Gaza. Segundo o exército israelita, o ataque ao Líbano resultou ainda na morte de outros 14 comandantes do Hezbollah.
Chamaram-lhes "retornados", até em documentos e organismos oficiais, e com esse designativo foram para sempre crismados, em detrimento de outros, porventura mais problemáticos, como "repatriados", "desalojados" ou, como muitos deles preferem, "espoliados".
Pelo menos nove palestinianos morreram na sequência desta operação militar levada a cabo pelas tropas israelitas.
O ataque israelita a Beirute e a morte de Haniyeh fizeram soar o alarme na região relativamente às possíveis respostas tanto do Irão como das milícias islamitas contra o Estado judaico.
Quatro bombas foram lançadas contra a cidade pela Rússia, o que danificou edifícios residenciais, lojas e paragens de transportes públicos.
Confundir um voto no Chega com um voto de protesto (como foi, por exemplo, o daqueles que no Brasil votaram em Tiririca) é mais do que insensato - é verdadeiramente suicidário.
Como o terrorismo chegou a Moscovo. No ataque mais mortífero desde 2004 em solo da federação, o Kremlin tentou culpar a “janela” ucraniana, mas terá ignorado alerta prévio americano.
É interessante verificar como os que espumavam com a calamidade do governo socialista na economia, hoje “ensinam” ao futuro Governo que os cofres estão cheios e que se pode gastar.
O alerta foi feito num contexto de confrontos no sul do Líbano entre o Hezbollah libanês, aliado do Hamas palestiniano em Gaza, e o exército israelita.
Cumprem-se em 2024 os 50 anos do 25 de Abril. E como foi o último ano em ditadura? Já se notavam ventos de revolução? Foi isso que fomos perceber. E ainda: entrevistas ao cantor Tony Carreira e à atriz Jani Zhao; e as recordações de Maria da Luz de Bragança sobre a fase de ouro das festas de elite e bailes de debutantes.