
"Voraz": cozinha de autor acessível no mercado do Barreiro
Com este Voraz, o Mercado 1.º de Maio, no Barreiro, pôs-se no topo da cena gastronómica nacional para perguntar: e se a cozinha Michelin praticasse preços justos para as nossas carteiras?
Com este Voraz, o Mercado 1.º de Maio, no Barreiro, pôs-se no topo da cena gastronómica nacional para perguntar: e se a cozinha Michelin praticasse preços justos para as nossas carteiras?
De repente, já Mário Machado – alguém lhe dê um biscoito – quer pedir asilo político aos Estados Unidos, pasme-se, via Elon Musk. (...) É só mais uma birra de um menino que, só para não dormir, finge que quer mais um copo de água.
Bacon e Sushi são verdadeiros animais de estimação: respondem pelo nome, dormem numa casota e até aprendem truques. Podem chegar aos 100 kg mas são usados só como companhia.
Foi criada para celebrar um casamento real na corte britânica, mas tornou-se popular no mundo inteiro. Em Portugal, foi produzida na Madeira e tornou-se símbolo de prosperidade em Espanha.
A sabedoria popular passa de boca em boca e os doces conventuais da mais antiga casa de Ovos Moles de Aveiro também.
Portugal prepara-se para novas eleições e o momento pede um balanço político. Quem diria que, quatro anos depois das dramáticas legislativas de 2024, o governo duraria uma legislatura?
De Norte a Sul, o outono dá origem a novas apostas e o que chega ao prato é prova de criatividade. Estas são as novidades inspiradas pela estação, para descobrir à mesa.
Pizzas, pastas, bruschetas e risotos sem vestígios de proteína animal? O novo restaurante italiano de Lisboa é 100% vegan (e até vinhos sem álcool tem na carta).
Viajar de Lisboa até à Índia nas naus portuguesas do século XVI era um martírio. O historiador Marco Oliveira Borges descreve em livro como marinheiros, soldados e escravos enfrentavam a morte na travessia.
O restaurante que fica no espaço exterior da discoteca Lust in Rio, em Lisboa, comemorou dois anos com novidades: um novo menu com pratos como cogumelos recheados com alheira e risoto de polvo.
Ter um cão ou um gato reduz o cortisol, a hormona libertada em momentos de stresse, e pode aumentar três vezes a oxitocina, a hormona do amor. Também faz descer o risco de doenças cardiovasculares, incluindo os AVC. Nos idosos trava o declínio cognitivo e nas crianças e adolescentes combate a hiperatividade.
Pacientes e profissionais de saúde ganham com os animais. O projeto começou em outubro de 2022.
Qualquer pessoa e qualquer cão pode praticar. Melhora a relação entre os dois, liberta o stress e aumenta a resistência.
Há uma escola centenária em Itália que treina todas as raças para apanharem os preciosos fungos, agora na sua época. Mas os melhores cães são os lagotti romagnoli.
Não tem de decidir já. Aliás, leia com atenção e decida depois. Apresentamos-lhe 16 geladarias – entre novas e clássicas, entre Lisboa e o Porto – onde o verão e o calor têm um sabor diferente.
Em As Revoluções da Comida, o jornalista gastronómico brasileiro reflete sobre como a indústria da restauração e alimentação afeta várias dimensões da vida em sociedade e mudou comportamentos– desde a importância do Big Mac à pandemia dos anfíbios que nos passou ao lado.