
Ex-líder do Banco do Canadá sucede a Trudeau como primeiro-ministro canadiano
O economista de 59 anos venceu por larga margem as eleições para a liderança do Partido Liberal e deverá assumir o cargo de primeiro-ministro nos próximos dias.
O economista de 59 anos venceu por larga margem as eleições para a liderança do Partido Liberal e deverá assumir o cargo de primeiro-ministro nos próximos dias.
Eur/Cad avançou para máximos de seis semanas acima dos $1.52; Eur/Usd alcança mínimos de junho de 2017 após comentários de Draghi; Crude robusto face ao corte nas perspetivas de crescimento económico; Ouro recupera de mínimos de mais de cinco semanas.
Euro recupera após atingir máximos do ano face ao dólar canadiano; Trump e Jerome Powell pressionam o dólar; Escalada dos conflitos comerciais continuam a pressionar o crude; Ouro corrige em alta ligeira dos mínimos do ano com queda do dólar.
Os principais banqueiros não se deslocam ao vale do Wyoming para o encontro anual organizado pela Fed de Kansas City. Powell centra atenções.
O simpósio que reúne banqueiros e economistas já arrancou. E conta com uma estreia: Jerome Powell fará o primeiro discurso em Jackson Hole enquanto presidente da Fed. Os investidores vão procurar pistas sobre o rumo da política monetária, mas não são esperadas muitas novidades.
O objectivo das autoridades monetárias ? reunidas em Washington nesta semana para o encontro do Fundo Monetário Internacional ? é reduzir o apoio sem prejudicar a economia global e agitar os mercados financeiros que foram embalados durante anos pela abundância monetária.
As bolsas norte-americanas encerraram em alta, com o Dow Jones a marcar novos máximos sustentado sobretudo pelas declarações da presidente da Fed. Yellen disse que o banco central não terá pressa de subir os juros enquanto a inflação se mantiver abaixo da meta pretendida.
O presidente do BCE dará uma aula esta tarde no ISEG.
Esta quinta-feira a Direcção-Geral do Orçamento divulga os dados da execução orçamental até Abril. Em destaque está também a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, esperando-se que o cartel anuncie o prolongamento do corte da produção por mais nove meses.
Banco Central Europeu (BCE), Reserva Federal (Fed) dos EUA, Banco do Canadá, Banco de Inglaterra, Banco do Japão e Banco Nacional da Suíça intervieram de uma forma conjunta para tentarem aliviar a pressão dos mercados, numa altura em que a crise na Europa está a acentuar-se.