
Avaliação bancária na habitação aumentou 13,7% em 2022
O número de avaliações bancárias diminuiu pelo sétimo mês consecutivo, representando quebras de 20,1% em termos homólogos e de 27,0% face ao máximo da série, registado em maio último.
O número de avaliações bancárias diminuiu pelo sétimo mês consecutivo, representando quebras de 20,1% em termos homólogos e de 27,0% face ao máximo da série, registado em maio último.
O valor mediano de avaliação bancária ficou nos 1.420 euros por metro quadrado, em outubro, segundo o INE.
Em maio o valor mediano de avaliação bancária atingiu os 1.380 euros por metro quadrado. Um valor 13,9% mais elevado do que um ano antes.
De acordo com o Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação do INE, os 1.174 euros por m2 registados em fevereiro representam um aumento de 0,3% face a janeiro.
A avaliação bancária da habitação atingiu um valor mediano de 1.111 euros por metro quadrado em abril, mais um euro do que no mês anterior.
A avaliação bancária manteve, em setembro, o ritmo de subida, fixando um novo recorde.
Os bancos voltaram a aumentar o preço a que avaliam as casas. A subida foi a maior desde, pelo menos, 2012, e o valor atingiu um novo máximo.
O valor da avaliação que é utilizada pelos bancos para a concessão de crédito voltou a subir em março. Tocou no valor mais elevado desde que estes dados começaram a ser publicados, no quarto trimestre de 2002.
A avaliação que é considerada pelos bancos para emprestar dinheiro para a compra de casa voltou a aumentar, em janeiro. Subiu mais de 6% face ao período homólogo.
Há 21 meses consecutivos que a avaliação bancária está em alta. Em média, cada metro quadrado, em Portugal, consegue uma avaliação de 1.220 euros junto das instituições financeiras.
Esta sexta-feira há novos dados económicos por cá, com destaque para o inquérito à avaliação bancária na habitação. Lá fora, os EUA poderão não divulgar os dados previstos, adiando a sua publicação devido ao "shutdown".
O preço das casas em Portugal mantém a tendência de subida, embora o ritmo tenha abrandado em Novembro, revela o INE. O valor médio da avaliação bancária subiu pelo 20.º mês e atingiu um novo máximo desde 2008.
O valor a que os bancos avaliam as casas, no âmbito do crédito à habitação, tem vindo a renovar máximos de mais de dez anos.
A avaliação bancária superou os 1.200 euros por metro quadrado, em Setembro, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
A avaliação bancária está a subir há 16 meses seguidos e atingiu o valor mais elevado da última década. E na sua região e cidade? Confira nos mapas do Negócios.
A avaliação bancária continua a demonstrar que o imobiliário está a valorizar. O preço médio por metro quadrado está nos 1.196 euros, o que representa o valor mais elevado desde que há histórico (2008).