
SNS24 com prescrição automática para teste em caso de autoteste positivo
A ministra da Saúde considerou que esta opção é adequada à atual situação epidemiológica.
A ministra da Saúde considerou que esta opção é adequada à atual situação epidemiológica.
"A atualização da Norma 015/2020 da DGS concretiza o fim da indicação de isolamento profilático dos contactos de alto risco de casos confirmados de covid-19", adianta em comunicado o organismo liderado por Graça Freitas.
O aumento dos casos positivos nas escolas obriga os pais a sujeitar os filhos à zaragatoa, várias vezes por semana. É uma forma de dar confiança, mas pode ser um exagero.
A notícia foi avançada pela RTP. O primeiro-ministro eleito encontra-se em isolamento.
Hans Kluge, diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde, aponta que vacinas e contágio da variante Ómicron estão a levar o continente europeu para outra fase da pandemia.
Depois de três semanas de contenção, bares e discotecas reabrem esta sexta-feira às 22h e teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de amanhã. Apesar do alívio das medidas no país, restrições nas fronteiras mantêm-se.
Depois de três semanas encerrados devido ao crescimento de casos de covid-19, sector volta a abrir. Quem não tem dose de reforço terá de apresentar teste negativo à entrada.
São válidos testes PCR feito há menos de 72 horas, rápido com menos de 48 horas ou autoteste feito à entrada.
DGS esclarece que o teste de confirmação, exigido seja qual for o resultado do autoteste, deve ser realizado preferencialmente no prazo de 24 horas.
"Mais uma vez, a indústria da noite é tratada como marginal", acusa o presidente da Associação das Discotecas Nacional. Falta de informação sobre testes preocupa donos.
Se alguém atender, é milagre. Se atender a máquina, para a mesma situação, o resultado é diferente. Contacto de risco? Depende. Isolamento? Depende. Declarações de isolamento online? Correm mal. Vá antes ao médico de família. Se não houver? Ao centro de saúde. Vá. Em isolamento? Pois. Diário de uns dias, cinco pessoas e uma linha telefónica.
Na Irlanda foram recebidos cerca de 550 relatórios de incidentes sobre resultados de falsos positivos, mas os lotes não foram comercializados em Portugal.
Novas medidas foram acertadas entre o consultor médico da LPFP, Filipe Froes, e os médicos dos clubes, em reunião realizada na quinta-feira.
Testes grátis, mais autonomia para a população, mais informação e uma nova linha vermelha para definir prioridades. Os especialistas defenderam esta quarta-feira a diminuição das restrições, sem esquecer a necessidade de ter "sempre por base uma situação de precaução".
Utilizou um autoteste e testou positivo? Não é obrigatório ligar à Linha SNS24, havendo outras opções. E médicos pedem que evitem ida ao hospital sem sintomas, ou com sintomas leves.