
Governo vai reforçar Autoridade para as Condições de Trabalho
Mais inspetores e com mais poderes: António Costa anunciou no debate quinzenal um reforço da ACT, depois de muitas críticas aos abusos não controlados.
Mais inspetores e com mais poderes: António Costa anunciou no debate quinzenal um reforço da ACT, depois de muitas críticas aos abusos não controlados.
Depois de a Autoridade para as Condições de Trabalho ter fiscalizado uma sociedade de advogados, esta contestou a acção, invocando sigilo profissional. Porém, o Tribunal da Relação de Évora considerou legal a fiscalização
A companhia aérea invocou na resposta ao Parlamento que "não tem ninguém do departamento de Recursos Humanos disponível para estar presente". Os pilotos exigem "dureza e firmeza" aos políticos portugueses.
A empresa irlandesa anunciou um plano de redução de pessoal na Irlanda alegando que a greve nos vários países europeus afectou a confiança dos consumidores, o que tem levado a uma redução no número de reservas. Greve esta quarta-feira já levou a cancelamento de 50% dos voos da transportadora.
A companhia aérea diz que apenas oito voos dos primeiros do dia foram cancelados, em consequência da greve dos tripulantes de cabine, afirmando tratar-.se de "ligeiras pertubrações" face ao total de 170 voos de e para Portugal.
Inspectores da da Autoridade para as Condições de Trabalho marcaram presença nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, no último de três dias intercalados de greve de tripulantes.
A comissão de Economia aprovou a audição com carácter de urgência, proposta pelo Bloco de Esquerda, dos responsáveis da companhia, sindicato, ANA, ACT e ANAC por causa da greve dos tripulantes que cumpre esta quarta-feira o terceiro dia.
A Autoridade para as Condições de Trabalho avançou com uma acção inspectava para averiguar irregularidades relacionadas com o direito à greve.
Pedro Pimenta Braz tinha um processo disciplinar por ter revelado informações pessoais de uma trabalhadora com a qual mantinha um diferendo. Fica proibido de ocupar cargos dirigentes durante os próximos três anos.
O dono da Spring Impact deu dois dias de férias aos 35 trabalhadores, retirou as máquinas da fábrica e fechou as portas. Depois da Marques de Freitas & Companhia e da Marquief, esta foi a terceira vez, em nove anos, que o empresário encerrou uma indústria de calçado.
"Não está em cima da mesa nenhuma nacionalização" da PT Portugal, garantiu o ministro do Planeamento no Parlamento, acrescentando que espera um acompanhamento próximo à situação dos trabalhadores.
A Autoridade para as Condições do Trabalho tem chamado "periodicamente" a direcção de recursos humanos da PT para sugerir novos comportamentos laborais.
Técnicos da Autoridade para as Condições de Trabalho têm estado na empresa para regularizar a situação.