
Autoridade Marítima registou seis mortes e 513 salvamentos desde o início da época balnear
Oficialmente, o início da época balnear ocorre em 1 de junho, mas os municípios são livres de a começar antes ou depois dessa data.
Oficialmente, o início da época balnear ocorre em 1 de junho, mas os municípios são livres de a começar antes ou depois dessa data.
Avisos da Autoridade Marítima Nacional surgem após duas pessoas terem sido resgatadas do mar em dificuldades.
Quatro tartarugas foram libertadas, esta quinta-feira, ao largo do porto de Aveiro com a ajuda da Autoridade Marítima Nacional, após estarem cerca de cinco meses em recuperação.
Estão desaparecidas três pessoas em contexto balnear. Autoridade Marítima Nacional realizou 249 salvamentos nos últimos três dias.
Existem 4.331 profissionais registados, mas Autoridade Marítima Nacional admite que as praias portuguesas precisariam de 5.200 a 5.500. No Algarve já se contratam estrangeiros para tentar colmatar falhas.
A AMN alerta que a maioria das praias não se encontram vigiadas nesta altura do ano e , por isso, a "resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada, pelo que a população deverá ter um comportamento adequado e responsável, não se colocando em situações de risco".
A Autoridade Marítima Nacional reforça a necessidade de "vigiar permanentemente as crianças" e apresenta as principais recomendações para estes dias: não se aproximar da água ou caminhar na areia molhada e não virar costas ao mar.
"Desconhece-se para já as causas do naufrágio", aponta o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional.
A Autoridade Marítima Nacional avisa que o mar de abril é mais perigoso que o do verão e que a atenção sobre as crianças deve ser redobrada. Fim de semana de calor levou portugueses às praias e autoridades a fazer 15 salvamentos.
A Autoridade Marítima refere que o animal tem cerca de 10 metros e está "vivo, mas não responsivo".
"Não foram registados focos de poluição e nem temos indicação de risco de afundamento", garante fonte da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional.
Autoridade Marítima Nacional avançou que foi confirmada "a presença de água de cor castanha e de odor intenso na praia, tendo sido hasteada a bandeira vermelha", que proíbe o banho no mar.
Época balnear 2021 pode decorrer oficialmente entre 15 de maio e 15 de outubro, mas muitos municípios deverão esperar por 12 de junho.
Ao todo, são 481 os elementos da Autoridade Marítima Nacional e Polícia Marítima que receberam a mais nos seus salários devido a um erro de cálculo detetado pelo Tribunal de Contas. Total de 302 mil euros terá de ser devolvido até ao final de 2022.
Os meios da Autoridade Marítima Nacional e da Marinha continuam "a acompanhar a situação no local".
Presidente da Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra contesta as informações da Autoridade Marítima Nacional.