
Crise dos semicondutores atrasa entrega de carros novos
Não há estimativa de resolução do problema, alerta a Associação Automóvel de Portugal. Crise mundial foi potenciada pela covid-19.
Não há estimativa de resolução do problema, alerta a Associação Automóvel de Portugal. Crise mundial foi potenciada pela covid-19.
Dados divulgados esta quinta-feira pela Associação Automóvel de Portugal revelam que, depois da Peugeot, que lidera a lista dos automóveis ligeiros de passageiros mais vendidos, surge a Mercedes e a BMW.
A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) estima que as vendas de automóveis em Portugal se pautem por uma "estabilização" este ano, após terem crescido 2,6% no ano passado.
No ano passado as vendas de automóveis ligeiros de passageiros a gasóleo em Portugal totalizaram 121.591 unidades, menos 14.050, ou 10,4%, do que em 2017, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) a que o Negócios teve acesso. O diesel representa 53,3% das vendas neste segmento.
Após as críticas da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) às declarações do ministro do Ambiente sobre o futuro dos automóveis a gasóleo, esta terça-feira o Automóvel Club de Portugal (ACP) também repudiou as palavras de Matos Fernandes.
A Associação Automóvel de Portugal - ACAP criticou esta segunda-feira as declarações do ministro do Ambiente e da Transição Energética, em entrevista ao Negócios e Antena 1, em que considerava que os veículos a gasóleo perderiam valor nos próximos anos.
A produção automóvel em Portugal nos primeiros dez meses deste ano ascendeu a mais de 247 unidades, o que traduz uma subida de 80% face a igual período em 2017, revelou esta segunda-feira a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Produção automóvel em Portugal cresceu de 87,3% nos primeiros nove meses deste ano, para 219.792 unidade segundo a Associação Automóvel de Portugal.
De acordo dados da Associação Automóvel de Portugal, 16.534 carros foram registados neste mês.
O mercado automóvel português registou uma quebra de 10,1% em Setembro face a igual mês do ano passado, pressionado pela descida nas vendas dos ligeiros de passageiros. Nos primeiros nove meses do ano, as vendas de automóveis aumentaram 6%.
A fábrica da Autoeuropa, em Palmela, suspendeu o fabrico durante três semanas em Agosto. E o impacto está à vista: a produção automóvel em Portugal caiu 10,6% durante o mês passado.
As vendas totais de automóveis no mercado português aumentaram 25,4% em Agosto face a igual mês do ano passado. No mês passado foram vendidas 18.621 viaturas. Nos primeiros oito meses, as vendas cresceram 7,6%. A adopção do novo regime de emissões fez antecipar as compras de veículos, diz a ACAP.
Em alguns casos, sim. Noutros, não. Há cada vez mais apólices com coberturas específicas para veículos elétricos, mas o tradicional seguro automóvel pode ser suficiente.
A Associação Automóvel de Portugal salienta que o Governo optou pelo cenário considerado prioritário pelo grupo de trabalho que estudou a revisão das classes de portagem.
Vão passar a beneficiar da tarifa de portagem da classe 1 veículos automóveis com peso bruto inferior ou igual a 2.300 quilos, altura ao primeiro eixo inferior a 1,30 metros e que cumpram a norma ambiental EURO 6 relativa às emissões automóveis.
O despacho do secretário de Estados dos Assuntos Fiscais determinando que a Autoridade Tributária (AT) assegure a neutralidade fiscal da adopção do novo sistema de medição de emissões poluentes agradou à ACAP. Mas a aplicação em Setembro levanta algumas questões à Associação Automóvel de Portugal.