
Auriol Dongmo conquista medalha de bronze no lançamento do peso
A bicampeã europeia, de 34 anos, lançou o engenho a 19,26, a sua melhor marca do ano, no seu segundo ensaio, e logrou o terceiro lugar do pódio.
A bicampeã europeia, de 34 anos, lançou o engenho a 19,26, a sua melhor marca do ano, no seu segundo ensaio, e logrou o terceiro lugar do pódio.
O espanto dos golos na baliza alheia sempre fez mais por mim do que os recordes mundiais batidos.
Pichardo, que precisava de alcançar 17,22 metros, vai poder defender na capital francesa o título conquistado há três anos, na edição Tóquio2020, quando 'pulou' 17,98, marca que ainda é recorde de Portugal.
Atleta portuguesa alcançou a melhor classificação de sempre de Portugal no lançamento do peso.
Em 2021, na preparação para os Jogos Olímpicos, a SÁBADO foi aprender a lançar o peso com a bicampeã europeia. Recorde o artigo, bem como um perfil de Pablo Pichardo.
Portuguesa deixou a concorrência a quase um metro. Jessica Inchude foi 4.ª
Entre autógrafos, banhos de gelo, preparação de ementas e atrasos, a seleção portuguesa foi bem mais do que as medalhas de Pichardo e Auriol.
Canoísta já somou três medalhas nos Europeus de Munique.
Após ter sido dado como quinto classificado, os responsáveis da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) pediram para ver as imagens do 'photo finish'.
Portugal soma já cinco medalhas, nomeadamente duas de ouro, através de Pedro Pablo Pichardo, no triplo salto, e de Iúri Leitão, no scratch do ciclismo de pista, uma de prata, por Auriol Dongmo, no lançamento do peso, e uma de bronze do canoísta Fernando Pimenta, no K1 500.
A seleção portuguesa conquistou quatro medalhas até ao momento, duas de ouro, através de Pedro Pablo Pichardo no triplo salto, e do ciclista Iúri Leitã, uma de prata, por Auriol Dongmo, no lançamento do peso e uma de bronze, de Gabriel Lopes na natação.
A seleção portuguesa consegue assim a segunda medalha nos campeonatos Europeus multidesportos, depois do ciclista Iúri Leitão ter-se sagrado campeão europeu de scratch, no ciclismo de pista.
Cerimónia teve lugar no Palácio de Belém.
Na segunda posição ficou a norte-americana Chase Ealy (20,21) e em terceiro a neerlandesa Jessica Schilder (19,46).
Viu a casa da família ser destruída durante a guerra civil do Congo e com 15 anos, após a morte da mãe, foi viver com as tias no Benim. Descobriu o atletismo tarde e só aperfeiçoou a técnica em Portugal. Agora, com 38 anos, não se cansa de bater recordes.
O Comité Olímpico previa duas medalhas e 12 diplomas, mas a realidade superou as expetativas: Portugal conquistou quatro medalhas, uma delas de ouro, e 15 diplomas. EUA venceu o medalheiro, mas Pichardo vai receber um prémio maior que os medalhados de ouro norte-americanos.