
Paul Lynch, desinformação e IA no Festival 5L
Autores internacionais e nacionais - como Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, Dulce Maria Cardoso, Lídia Jorge, Samuel Úria e Capicua - vão estar no festival lisboeta em maio.
Autores internacionais e nacionais - como Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, Dulce Maria Cardoso, Lídia Jorge, Samuel Úria e Capicua - vão estar no festival lisboeta em maio.
Esta versão vai servir de base de treino e desenvolvimento para as versões seguintes - a base (disponível no terceiro trimestre de 2025) e a multimodal (segundo trimestre de 2026).
Trouxe a inteligência artificial para a vanguarda do discurso público e gerou apreensão e fascínio. Dois anos depois do seu "nascimento", o que reserva o futuro para este chat?
A aula foi lecionada por Rodrigo Girão e pelos professores Inês Lince e Arlindo Oliveira, tendo como temas a Algoritmia e Programação por objetos, desenvolvimento em Python e IA.
"Quando queremos desenvolver novas tecnologias aqui, numa primeira fase, estamos restritos à dimensão portuguesa", ou seja, 10 milhões de portugueses, "que é muito pouco", argumenta o investigador.
Uma carta dos funcionários da OpenAI avisava para os perigos que esta descoberta podia implicar. Dois especialistas portugueses explicam o que significa este avanço e como foi criada uma "dramatização" à sua volta.
O programa informático a "inteligência de um aluno da primária" e isso é um "salto" gigantesco. Tudo o que já se sabe sobre o novo projeto da OpenAI.
O investigador acredita que os recentes avanços tecnológicos ainda não indiciam uma alteração estrutural na sociedade, mas alerta para os perigos da IA na desinformação.
Destapamos uma série de casos de más práticas médicas e laborais na rede de clínicas Dentalmed. Trazemos-lhe ainda um podcast a não perder sobre Inteligência Artificial, sugestões para o fim-de-semana - e um ângulo interessante sobre o fenómeno "Barbie".
Reitor mantém expectativa de que a comissão, criada para suprir as falhas de independência na relação entre a faculdade e os seus mecenas privados, publique o seu trabalho até ao final do ano.
A defesa de Sócrates na Operação Marquês veio dizer que o MP "se refugia em ilusionismos". Realmente. Basta ver as histórias de envelopes, livros e outros esquemas. Se são crimes ou não veremos. Mas tudo cheira a... magia.
Instituto Superior Técnico aponta riscos de desigualdade à vitória de uma "quarta revolução industrial".
A estabilização da banca "é reconhecida" por "instituições credíveis internacionais", realçou Marcelo Rebelo de Sousa.