
El Salvador propõe à Venezuela trocar deportados por presos políticos, incluindo de Portugal
Além do luso-venezuelano Williams Dávila, encontram-se detidos outros três cidadãos portugueses com dupla nacionalidade.
Além do luso-venezuelano Williams Dávila, encontram-se detidos outros três cidadãos portugueses com dupla nacionalidade.
"Claro que não vou fazer isso. Como poderia enviar um terrorista para os EUA?", disse o presidente salvadorenho sobre homem deportado por engano para uma prisão daquele país.
O objetivo da administração de deportar mais de 10 milhões de migrantes está longe de ser cumprida, daí a Casa Branca ter recorrido a duas leis que permitem deportações políticas.
Mais de 300 agentes peruanos participaram numa operação, que teve como alvo supostos esconderijos e locais de tráfico de pessoas do grupo transnacional Tren de Aragua, um gangue formado numa prisão venezuelana, que expandiu as suas atividades criminosas por toda a América Latina, conhecido por praticar extorsão, sequestros e tráfico de pessoas.
Donald Trump sugeriu que 30 mil imigrantes fossem transportados dos Estados Unidos para a base naval norte-americana de Guantánamo em Cuba.
Foram também presos "538 criminosos imigrantes ilegais, incluindo um suspeito de terrorismo, quatro membros do gangue Tren de Aragua e vários ilegais condenados por crimes sexuais contra menores".
Em relação a Maduro, proclamado vencedor pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano, o ministro adiantou que o Peru o considera "como uma pessoa que deseja perpetuar-se no poder por via de uma ditadura"
Os protestos têm lugar depois de o Procurador-geral da Venezuela, Tareck William Saab advertir que "poderiam ser penalizados com cárcere" os cidadãos que venham a ser acusados de violência ou que recusem os resultados anunciados pelo CNE que deram a vitória de Nicolás Maduro.
Adelino Achada Ferreira foi raptado na sua residência, na noite da última quarta-feira, por vários homens armados, membros do grupo criminoso "El Cotejo".
"A intensão principal é que os assuntos da Venezuela sejam resolvidos pelos venezuelanos, pelas vias pacíficas, eleitorais, constitucionais e democráticas", disse ministro.
Regresso à quarentena tem lugar depois de uma semana de flexibilização das regras. País registou 922 novos casos nas últimas 24 horas.
As detenções foram realizadas por funcionários do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas, após várias rusgas na localidade de La Guzmán.
Entre os detidos estão dois antigos soldados norte-americanos, Luke Denman e Airan Berry, acusados de "terrorismo, conspiração, tráfico de armas de guerra e associação de malfeitores", que arriscam 30 anos de prisão.
Governo venezuelano anunciou, no domingo, que oito pessoas morreram enuma primeira tentativa de ataque marítimo que ocorreu no Estado de La Guaira, vizinho de Caracas, supostamente para matar Nicolas Maduro.
"Nesse grupo, havia membros da equipa de segurança de Donald Trump", afirmou Maduro numa mensagem junto do alto comando militar.
Casal foi morto a tiro, na sequência de uma tentativa de assalto à residência no sul de Caracas. Com este homicídio sobe para quatro o número de portugueses assassinados nos últimos sete dias no país.