
Francisco Sá Carneiro condecorado por Marcelo
O presidente da República vai condecorar também, no Dia da Liberdade, o antigo bispo do Porto António Ferreira Gomes
O presidente da República vai condecorar também, no Dia da Liberdade, o antigo bispo do Porto António Ferreira Gomes
Não há entraves à concorrência com a compra da Clínica Médico Cirúrgica de Santa Tecla por parte do grupo Lusíadas, decidiu a autoridade liderada por António Ferreira Gomes.
O convite de António Ferreira Gomes foi feito no âmbito da coima aplicada em 2015 pelo regulador à Galp, por proibir os seus distribuidores de gás engarrafado de vender fora de uma área geográfica definida no contrato.
Contestada pelos sindicatos e contando com o não da oposição, a compra da CP Carga pelo grupo MSC Rail, que já tem presença em Portugal, vai ser analisada pela Autoridade da Concorrência.
A Autoridade da Concorrência já deu luz verde à compra da TAP por parte do consórcio Atlantic Gateway. A informação foi revelada pelo presidente da entidade ao Diário Económico e pelo consórcio ao jornal Público.
As receitas da Autoridade da Concorrência são garantidas, na maior parte, pelas dotações dos outros reguladores sectoriais. A entidade liderada por António Ferreira Gomes viu diminuir as receitas pela passagem das coimas das práticas restritivas do comércio para a ASAE e por não ter cobrado coimas de processos anticoncorrenciais.
A compra do Hospital Privado de Guimarães e da Clihotel em Gaia pela antiga Espírito Santo Saúde não traz entraves à concorrência, considera a autoridade presidida por António Ferreira Gomes.
A rede de instituições de ensino norte-americana Laureate, que na Europa tem sede na Holanda e em Portugal é detentora da Universidade Europeia, formaliza esta terça-feira a aquisição das empresas que gere o IPAM e o IADE.
A Autoridade da Concorrência enviou na quinta-feira ao final do dia o pedido de remessa do processo da venda da PT Portugal à Altice a Bruxelas. O pedido foi enviado antes do prazo estabelecido devido à preocupação do regulador com a celeridade do processo.
A Autoridade da Concorrência diz não ter total autonomia na gestão dos seus recursos humanos, prevista nos seus estatutos. A Lei do Orçamento do Estado tem limitado essa autonomia. Por outro lado, Ferreira Gomes garante que vai pedir às Finanças autorização para recrutar pessoal.
A Autoridade da Concorrência (AdC) quer reforçar a sua capacidade de investigação de práticas anticoncorrenciais. E admite que possa concluir este ano cinco decisões.
A Autoridade da Concorrência realizou duas buscas, que abrangeram 18 empresas, durante 2014. Uma foi pública, a outra não foi conhecida. António Ferreira Gomes garante que quer reforçar as investigações em 2015.
A Autoridade da Concorrência está a realizar um estudo ao sector portuário. Quer conclui-lo até ao final do primeiro semestre. E fará recomendações para a concorrência neste sector ser melhorada.
O presidente da Autoridade da Concorrência, António Ferreira Gomes, reafirmou esta quarta-feira no Parlamento as suas dúvidas sobre a vantagem de haver em Portugal preços de referência para os combustíveis. "Temos muitas reservas relativamente ao preço de referência", declarou.
A Autoridade da Concorrência (AdC) vê como "essencial" que o Governo proceda à revisão da lei de bases do sistema petrolífero, de forma a induzir uma maior concorrência no mercado dos combustíveis.
Os ganhos do retalho na venda de gasóleo aos consumidores portugueses afundaram mais de 20% no ano passado, segundo dados revelados esta quarta-feira no Parlamento pelo presidente da Autoridade da Concorrência, António Ferreira Gomes.