
Excremento de pinguins pode reduzir efeitos das alterações climáticas na Antártida
O amoníaco libertado pelos excrementos dos pinguins pode aumentar a formação de nuvens.
O amoníaco libertado pelos excrementos dos pinguins pode aumentar a formação de nuvens.
Esteve encalhado, mas agora o maior icebergue do mundo está a dirigir-se para a ilha dos pinguins. O bloco de gelo tem milhões de toneladas e está apenas a 280 km da colisão. A culpa é do aumento da temperatura do mar da Antártida.
Afonso Ferreira e Graça Sofia Nunes foram estudar o impacto das alterações climáticas no fitoplâncton e passarão quase um mês com 20 horas de luz por dia.
Turismo e pesca são as indústrias mais presentes no Polo Sul, mas falta um plano para as organizar e evitar que este habitat seja prejudicado. A investigadora portuguesa Catarina Frazão Santos tem essa missão.
O glaciar Thwaites, na Antártida, está a derreter rapidamente. Mas há um plano arrojado de €45 mil milhões para o travar. Resultará?
Este trabalho ajuda a compreender se a camada de gelo da Antártida Ocidental colapsou ou não num passado recente, quando as temperaturas globais eram semelhantes às de hoje, aumentando a precisão das futuras projeções globais de aumento do nível do mar.
A COP28 vai decorrer entre 30 de novembro e 12 de dezembro no Dubai, numa altura em que o planeta caminha para um aquecimento de 2,5°C a 2,9°C até ao final do século.
Milhares de crias de pinguim-imperador morreram devido ao degelo na Antártida. Antes que as suas penas fossem impermeáveis, caíram à água.
Uma equipa de investigadores da Nova Zelândia identificou 29 partículas de microplásticos por cada litro de neve derretida, uma das maiores concentrações já descobertas.
Cientistas descobriram uma rede de lagos e rios de água doce por baixo das camadas de gelo da Antártida. Já foram descobertos pequenos animais semelhantes a camarões.
O Endurance, um navio afundado há 107 anos, foi encontrado a 3008 milhas de profundidade no Mar de Weddell, na Antártida. A embarcação, do explorador inglês Sir Ernest Shackleton, estava desaparecida há mais de uma centena de anos e constituía um grande mistério.
"Este ano, o buraco da camada de ozono desenvolveu-se da forma esperada no início da estação. Parece muito semelhante aos anos anteriores, que não foram excecionais em setembro, mas depois tornou-se um dos maiores nos nossos registos para o final da época", revelou o diretor do Copernicus, Vincent-Henri Peuch.
Um estudo liderado por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra demonstra que os microplásticos estão cada vez mais difundidos nos ecossistemas marinhos.
Massa de gelo tem 4.320 quilómetros quadrados e é maior do que a superfície da ilha de Maiorca.
As plataformas de gelo são importantes amortecedores que impedem os glaciares de fluir livremente para o oceano e de provocarem a subida do nível do mar quando colapsam.
Base de investigação do exército do Chile na Antártida registou 36 casos do novo coronavírus, dos quais 26 são militares e 10 são funcionários.