
"Israel está pronto a aceitar proposta para cessar-fogo" com o Hamas
Notícia surge depois de o presidente israelita ter falado ao telefone com o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano.
Notícia surge depois de o presidente israelita ter falado ao telefone com o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano.
"O Hamas deve pôr fim ao controlo da Faixa de Gaza, entregar todos os assuntos e as suas armas à Autoridade Nacional Palestiniana", declarou Abbas, sublinhando ser este o único cenário que pode garantir "segurança e estabilidade na Palestina e na região".
Diplomata palestiniana Rawan Sulaiman salienta que ministro dos Negócios Estrangeiros português defendeu a solução de dois Estados para o conflito israelo-palestiniano.
Até ao momento, os únicos pormenores que surgiram sobre o plano indicam que Israel admite proporcionar várias opções de saída aos habitantes de Gaza, incluindo travessias terrestres, mas também por mar e ar através de "acordos especiais".
Ângela Morgado, diretora executiva da ANP (Associação Natureza Portugal), que representa a WWF, acrescenta à SÁBADO que "falta consenso político de que é preciso proteger a natureza". O último relatório da organização refere Portugal ainda não atingiu as metas climáticas e ambientais.
Haniyeh, sepultado sexta-feira no Qatar, tornou-se conhecido em 2006, quando foi nomeado primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) após a vitória surpreendente do movimento Hamas nas eleições legislativas.
O líder do movimento islamita, de 62 anos, viveu num exílio voluntário entre o Qatar e a Turquia.
A presidência do Conselho de Ministros ainda não divulgou o comunicado da reunião de sexta-feira, onde, segundo as três organizações ambientalistas, o assunto terá sido tratado.
Em novo relatório ibérico sobre incêndios, a ANP|WWF Portugal defende um Plano Nacional de Restauro. A limpeza dos terrenos feita pelo gado é uma ferramenta: e tem corrido bem em Boticas, por exemplo.
Estado de "conservação favorável" é o objetivo final para a espécie. A recente desclassificação, apesar de ser uma boa notícia, pode causar redução do financiamento que preocupa algumas comunidades espanholas.
"No fim do verão podemos voltar a estar numa situação muito crítica. Estamos a contar que em novembro e dezembro chova bastante, mas isso não é garantido", refere Afonso do Ó, representante da ANP (Associação Natureza Portugal).
As alterações do clima estão a provocar fenómenos meteorológicos extremos mais frequentes, com a Europa no caminho de aumentos de temperatura duas vezes superiores aos de outros continentes, alertam.
Com a pressa de cumprirem metas do PRR, há autarquias que adquirem imóveis acima do valor de mercado para resolverem a crise da habitação. Vários agentes imobiliários queixam-se à SÁBADO e os representantes do setor criticam a medida. Municípios de Odivelas e de Sintra reagem.
A lei não estabelece um limite máximo de habitantes por casa. O que define um limite máximo são as condições de salubridade, mas ninguém sabe quem as pode fiscalizar.
As terras em questão situam-se no Vale do Jordão, uma área tradicionalmente povoada por agricultores palestinianos e que Israel pretende anexar ao colonato vizinho de Yafit.
APA quer cortar em 70% consumo de água pela agricultura no Algarve. Afonso do Ó, perito em assuntos de água e gestão de riscos de seca, avisa que são precisas novas fontes de água e planos de contingência.