No ano que (se) foi
Para a semana olhamos para o que aí vem. Por agora, olhemos para o que ficou. E a primeira reflexão é sobre as legislativas de março, que mudaram quase tudo no País Político, se bem que não na sociedade em curso.
Para a semana olhamos para o que aí vem. Por agora, olhemos para o que ficou. E a primeira reflexão é sobre as legislativas de março, que mudaram quase tudo no País Político, se bem que não na sociedade em curso.
O presidente da África do Sul foi eleito na sexta-feira para um segundo mandato de cinco anos na primeira sessão do Parlamento sul-africano depois das eleições gerais de 29 de maio, nas quais o Congresso Nacional Africano (ANC) perdeu a maioria absoluta pela primeira vez em 30 anos.
O 11 de Setembro americano, esse mostrou a força destrutiva do terrorismo apocalíptico, que abriu uma sequência de guerras com resultados escassos, mas também com muitos mortos. O dia 11 de Setembro não é só mau, dá azar.
Símbolo de riquezas do império britânico, a versão atual da Coroa Imperial do Estado foi estreada pelo pai de Isabel II na sua coroação. Feita para ser mais leve e fácil de usar que a anterior, a coleção de cerca de 3.000 pedras preciosas ainda pesa mais de um quilo e Isabel II chegou a queixar-se do seu peso nos últimos anos.
A Africa do Sul apresenta uma das maiores taxas de criminalidade do mundo e a sua população tem se tornado cada vez menos tolerante para com os migrantes e refugiados que existem no país "acusando-os pelos elevados níveis de criminalidade".
Joga golfe como Trump e soa como ele: quer fazer a África do Sul grande outra vez e expulsar imigrantes. Nhlanhla Lux lidera fardado uma milícia em crescimento e já condiciona o cenário político do país. A ONU diz que o país está no precipício para uma "explosão de xenofobia violenta".
O anúncio foi feito por Pedro Sánchez em Barcelona: "Para chegar a um acordo alguém tem que dar o primeiro passo." 60% dos espanhóis são contra a libertação.
Manuel Chang está na África do Sul a aguardar extradição por alegado envolvimento em dívidas ocultas de mais de 2 mil milhões de euros.
Com o ator de Harry Potter, este thriller prisional preenche todos os requisitos do subgénero, mas vai pouco além dos chavões, diz o crítico.
Jacob Zuma é acusado num caso de subornos milionários. "O caso é adiado para a resolução das questões pendentes sobre os procedimentos de preparação do julgamento", disse a juíza.
Jacob Zuma foi intimado a testemunhar de 16 a 20 de novembro perante a comissão que investiga a corrupção no país.
Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morreu, esta segunda-feira, aos 59 anos, no Hospital de Johanesburgo, África do Sul.
Presidente da Venezuela diz que o ataque, do qual resultaram oito mortos, tinha como objetivo matá-lo.
Através de empresas a si ligadas, Isabel dos Santos era até agora acionista de 42,5% do EuroBic, detendo a maior 'fatia' entre os detentores de participações sociais do banco fundado em 2008.
A marcha acontece depois do Supremo Tribunal espanhol ter tornado pública, no passado dia 14 de outubro, a sentença, atribuindo penas de prisão contra os líderes catalães associados ao referendo independentista de 1 de outubro de 2017.