
Lince ibérico passou de espécie "em risco" a "vulnerável"
A organização internacional vai atualizar a sua lista vermelha de espécies ameaçadas no próximo dia 27 de junho.
A organização internacional vai atualizar a sua lista vermelha de espécies ameaçadas no próximo dia 27 de junho.
ONU alerta que cerca de 44% das espécies migratórias em todo o mundo estão a diminuir em termos de população e mais de um quinto das cerca de 1.200 espécies vigiadas pela ONU estão ameaçadas de extinção.
Existem ainda cavalos, cães e galinhas. Algumas espécies estão ameaçadas, outras são famosas nos EUA. É essencial protegê-las até porque previnem incêndios.
A descoberta inédita promete restaurar zonas de recifes selvagens que estavam fortemente ameaçadas pelas subida da temperatura dos oceanos.
No primeiro jogo do Mundial do Qatar, os jogadores recusaram-se a cantar o hino, em solidariedade com os protestos no país. Famílias terão sido ameaçadas.
Relatório aponta que "a seca severa que afeta diversas regiões da Europa desde o início do ano continua a expandir-se e a agravar-se".
Foram encontrados exemplares de animais extintos ou de espécies muito ameaçadas, como o tigre de Bengala. Urso polar e rinoceronte também figuram na coleção.
Muitas espécies não conseguem sobreviver às alterações climáticas e acabam por se extinguir. As medusas e alforrecas fazem parte das espécies ameaçadas, mas há uma em especial que consegue adaptar-se a temperaturas mais elevadas e às mudanças do Ph da água. Isto pode não ser positivo para o ecossistema.
Sindicato Independente dos Médicos avança que escalas da urgência de cirurgia do Hospital de Faro podem ficar sem profissionais este mês pela saída de cinco cirurgiões.
Há várias espécies ameaçadas, mas os investigadores do estudo publicado na revista científica Global Ecology and Biogeography, destacam o lince-ibérico, o urso pardo, o urso negro, o tigre, o jaguar e o macaco de cauda leão.
A degradação florestal ameaça a resistência desse ecossistema e prevê-se que, até 2050, terá perdido entre 21% e 40% da sua cobertura florestal.
Cerca de 3,6 milhões de inquilinos acreditam estar em risco de despejo dentro de dois meses.
Lista Vermelha tem 35 mil espécies de animais e plantas como "ameaçadas" ou em "risco de extinção". Portugal é o 2.º país da Europa com mais espécies de mamíferos e plantas em perigo.
Na floresta húmida, vivem 1.200 espécies de animais vertebrados, incluindo 36 ameaçadas de extinção.
"É uma das aves de rapina mais ameaçadas da Europa, estando igualmente entre as mais raras a nível mundial", afirma biólogo.
Entre as tartarugas, cuja procedência legal não foi possível apurar, havia 260 mortas, algumas delas classificados como sujeitas a proteção especial e ameaçadas de extinção.