
Relógio em Coimbra alerta para alterações climáticas
Associação Académica de Coimbra acolhe climate clock, desenvolvido por duas empresas criadas no âmbito da Universidade.
Associação Académica de Coimbra acolhe climate clock, desenvolvido por duas empresas criadas no âmbito da Universidade.
A associação ambientalista Zero faz um balanço da COP26 e admite que "Portugal não é dos países mais ativos em termos de ambição, mas é um dos países na linha da frente". A nível global, falhou o financiamento aos países em desenvolvimento.
Associação ambientalista lamenta que não se tenha assumido o abandono da utilização do carvão e o fim dos apoios e isenções concedidos às empresas de combustíveis fósseis.
"Conseguimos muito e, a nível pessoal, dediquei muito tempo nos últimos dois anos... e, claro, só dormi umas seis horas nas 72 anteriores. Foi um momento emotivo", disse.
O presidente da cimeira anunciou que o projeto de acordo está agora "limpo", graças ao trabalho "inclusivo" das delegações. Índia, China e outros países pediram alterações.
Será o dia dos governos nacionais, das cidades e das regiões e da sua colaboração com o setor privado para um melhor ambiente construído, no sentido de se começar a luta contra as alterações climáticas a nível local para a partir daí se chegar ao nível global.
"Compreendo a tensão, a energia e até à raiva dos jovens", afirmou Alok Sharma, presidente da COP26.
A nova Lei de Bases e Organização das Forças Armadas, que o PR promulga agora, depois de atenuada “uma ou outra faceta mais controversa”, não agrada a todos. Mas devia. Sobretudo aos que querem militares eficazes e operacionais.
Empresas com ligações a políticos tiveram um acesso rápido e mais oportunidades de conseguir contratos de fornecimento do que outros candidatos.
No total, desde que o novo coronavírus começou a espalhar-se, foram registadas 1.29 milhões de infeções no país.
Sanofi e GSK afirmam que a vacina que estão a desenvolver poderia ser autorizada já na primeira metade de 2021.
Britânicos selaram acordo com as farmacêuticas Pfizer/ BioNTech e a francesa Valneva para a compra de 90 milhões de doses de possíveis vacinas à Covid-19. Acordo garante ainda mais 40 milhões de vacinas se estas se provarem "seguras, eficazes e adequadas".
Evento previsto para novembro em Glasgow, na Escócia, foi adiado para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus, anunciou o governo britânico de Boris Johnson.
Um dos objetivos é que os dados recolhidos pelo supercomputador sejam utilizados como base para pensar novas políticas relacionadas com as alterações climáticas.
Governo britânico vai promover o conhecimento e experiência em tecnologia limpas, infraestruturas e serviços financeiros para ajudar o continente a crescer economicamente de forma sustentável em termos ambientais.