
Filho de Jorge Sampaio apoia Marques Mendes nas Presidenciais
André Sampaio diz que conhece Luís Marques Mendes há muitos anos e considera que "é uma pessoa que se preocupa genuinamente com os outros".
André Sampaio diz que conhece Luís Marques Mendes há muitos anos e considera que "é uma pessoa que se preocupa genuinamente com os outros".
Numa carta, a mulher do antigo Presidente da República sublinhou as "dimensão ética, sentido de honra e serviços relevantes prestados ao país" que reconhece em Marques Mendes.
O festival literário homenageia o músico e escritor brasileiro Arnaldo Antunes, com concertos, debates e apresentações de livros. Samuel Úria, Mia Couto e Luísa Sobral estão entre os confirmados.
A ideia é que a seleção fique na Alemanha até à final, a 14 de julho - e, já agora, que saia de lá campeã da Europa. Se isso acontecer, haverá muito tempo livre depois dos treinos, dos jogos e das análises táticas aos adversários. Para que os jogadores não se aborreçam, nove figuras portuguesas ligadas à cultura e ao entretenimento aconselham coisas interessantes para fazer nos tempos livres.
Aquilo que era impensável no Estado Novo tornou-se possível depois da revolução. Doze personalidades contam à SÁBADO aquilo que puderam fazer depois de derrubada a ditadura. Usar minissaias, ver a família, apoiar os presos políticos ou simplesmente regressar a Portugal.
Esta é uma edição muito especial com 74 páginas inteiramente dedicadas às memórias do Dia da Revolução. O dossiê “25 de Abril - 50 anos” tem (quase) tudo sobre o dia (e o tempo sombrio passado) que nos deu a todos a liberdade e a democracia.
A propósito da rescrita de autores clássicos, o autor desenterrou um caso nos Estados Unidos que diz exemplificar a atitude "atentatória da liberdade" na cultura literária. Em resposta às críticas por ficcionar uma personagem trans, diz: "Eu não retrato comunidades".
Concertos, exposições e livros marcam a melhor programação para o fim de semana.
Com a inflação a subir e a crise financeira a instalar-se, é preciso contenção na hora de ocupar os tempos livres. Selecionámos o melhor da agenda nacional, para se divertir ou imergir em cultura sem gastar dinheiro.
Sofria de cancro há sete anos, mas dizia que havia "coisas bem piores". A vida da jornalista e escritora, que morreu esta segunda-feira, mas que, como dizia, aproveitou o "lado bom de tudo".
A ocasião foi aproveitada por José Ornelas para recordar "a dor das vítimas de todas as pandemias" e dos "abusos de todo o género".
Carta é dirigida à Conferência Episcopal Portuguesa e defende que criar uma comissão no seio da Igreja não basta: deve ser composta por leigos católicos, não crentes e profissionais das ciências sociais e Justiça.
Prémio Camões em 2018 considerou que a língua portuguesa não representa "uma cultura lusófona".
Na manhã de domingo, a Banda de Música da Força Aérea e a Banda de Música da Armada enchem o Rossio, em Lisboa, com música tocada em homenagem à memória das vítimas da pandemia e pela esperança num país mais justo, mais fraterno e mais marcado pela igualdade.
Ao ar livre ou numa sala de espetáculos: saiba quais são as nossas sugestões para este fim de semana.
Há muito que ter mulheres em lugares de decisão deixou de ser uma novidade. Elas têm cada vez mais influência na vida de milhares de pessoas. Nas suas áreas respetivas, elas fazem a diferença todos os dias - e estão a abrir as portas para que a próxima geração de líderes não se esconda.