Sábado – Pense por si

António José Vilela

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

Esta é a história das escutas do traficante e do bruxo Demba; da denúncia à PGR e do juiz vingativo; dos testemunhos temerosos dos funcionários judiciais e das vigilâncias manhosas da PJ; do cofre, das notícias da Covid e da vozeria criminosa do jornalista. E ainda da briga com o procurador Centeno e do tribunal relapso; das acumulações de Alexandre e de como muitos andaram à procura de Ivo.

António José Vilela

O burlão do Rei dos Frangos e de Bruno Macedo confessou. Chorou e pediu desculpa no tribunal

Usou os nomes do procurador Rosário Teixeira e do juiz Carlos Alexandre para tentar sacar €3,5 milhões aos empresários José António Santos, Florêncio de Almeida e Bruno Macedo. Na 1ª sessão do julgamento, Hélio Marcel confessou tudo. Afinal, quem é este homem que frequentou o curso de Direito e trabalha agora como aprendiz de talhante?

Nuno Tiago Pinto

Procurador do caso EDP investigado por falsificação e abuso de poder

Advogados de António Mexia e Manso Neto apresentaram uma queixa-crime contra o magistrado Carlos Casimiro Nunes, do DCIAP. Acusam-no de mentir em dois despachos para evitar a aplicação de uma decisão do Supremo Tribunal que o impede de usar emails apreendidos em 2017. O mesmo procurador esteve à beira de ver o Conselho Superior do MP aplicar-lhe um processo disciplinar e um processo-crime por factos semelhantes nos inquéritos de Rui Pinto.

Márcia Sobral

Benfica acusa procurador do DCIAP e a Judiciária de beneficiar Rui Pinto

Advogados alegam que Carlos Casimiro Nunes beneficiou indevidamente Rui Pinto na suspensão de vários processos. Troca de correspondência indica que a PJ e a chefia do DCIAP atrasaram propositadamente investigação ao processo nascido do caso Football Leaks e à intrusão no Benfica

Bruno Faria Lopes

Regimes especiais: as pensões de reforma de luxo em Portugal

Reformas após 10 anos no cargo, iguais ao último salário. Subvenções vitalícias pagas sem limite de acumulação. Entre os pensionistas atuais há muitos milhares que beneficiam de regimes, passados e presentes, que geram pensões de privilégio – e de contraste, sobretudo face aos atuais contribuintes.

Instantâneos (ou quase) 87

É cada vez maior o burburinho nos corredores da justiça sobre quem dirigirá o DCIAP a partir do verão. Albano Pinto está de saída e o departamento tem lá apenas um procurador-geral adjunto, Rosário Teixeira. Será desta?

António José Vilela

Arguidos do "Cartão Vermelho" foram alvo de tentativa de extorsão

Um homem que se identificou como Marcelo Tavares pediu 3 milhões de euros a Bruno Macedo e ao Rei dos Frangos para entregar ao procurador, ao inspetor das Finanças e ao juiz. Já tinha feito o mesmo com Florêncio Almeida, presidente da ANTRAL. Foi detido pela PJ, mas acabou libertado.

Nuno Tiago Pinto

EXCLUSIVO. A escuta que envolve o juiz Ivo Rosa

Um arguido detido num processo de tráfico de droga foi apanhado numa conversa telefónica a dar instruções à namorada sobre como fazer chegar dinheiro ao magistrado judicial. À SÁBADO, Ivo Rosa nega ter recebido qualquer quantia e garante: “Não percebo qual é o objetivo disto”.

António José Vilela

Todos os suspeitos da Operação Cartão Vermelho

A investigação vai muito além dos negócios de Luís Filipe Vieira. O Ministério Público e a Autoridade Tributária escutaram e vigiaram nos últimos anos Pinto da Costa, Fernando Gomes e o empresário Pedro Pinho. Há negócios milionários em causa

Nuno Tiago Pinto

DCIAP arquiva denúncia conspirativa que envolvia Rui Pinto

Uma denúncia enviada à PGR, assinada por QAnon, garantia que num dos discos de Rui Pinto estavam provas que envolviam políticos, empresários e desportistas numa rede de abuso sexual de menores. A PJ e o MP concluíram que era tudo uma campanha de desinformação.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30