
CCB vai mergulhar nos mundos de Agustina, Dino D'Santiago e Tchekhov
A programação do Centro Cultural de Belém para os próximos meses inclui uma ópera de Dino D'Santiago e "Agustinópolis", que leva o universo de Agustina Bessa-Luís para o palco.
A programação do Centro Cultural de Belém para os próximos meses inclui uma ópera de Dino D'Santiago e "Agustinópolis", que leva o universo de Agustina Bessa-Luís para o palco.
O bicentenário do autor que inspirou centenas de escritores entre os quais Aquilino Ribeiro e Agustina Bessa-Luís é celebrado por todo o País. Mas os seus livros vão sendo cada vez menos lidos.
Retrato da avareza, do misticismo e da ignorância. Assim é o filme de Eduardo Brito, que levou a obra monumental de Agustina Bessa-Luís para as salas de cinema.
Da ficção ao ensaio, com muito Arséne Lupin pelo meio e uma adaptação de Júlio Diniz por Agustina Bessa-Luís, confira aqui alguns dos lançamentos que não pode perder este mês.
O prémio, no valor pecuniário de 10 mil euros, inclui ainda a edição da obra, o romance Escavadoras.
Atravessando a ponte da Régua para Lamego e contornando a antiga Quinta do Vale Abraão, que inspirou Agustina Bessa-Luís e que agora serve da casa para o luxuoso Six Senses Douro Valley, damos com os portões da Quinta da Pacheca
Em 1999, duas alunas da E.B 2/3 Irene Lisboa entrevistaram a escritora Agustina Bessa-Luís. Só o gravador custou 17 contos. Nesta conversa, a escritora revelou que a "Sibila" foi inspirada num familiar.
Escritora morreu na passada segunda-feira, aos 96 anos. A sua editora, a Relógio d’Água, irá homenageá-la com leituras da sua obra por autores como Hélia Correia e Alexandre Andrade.
Quando não está a escrever, Agustina Bessa-Luís pega em linhas e agulha e costura. Arranja os seus vestidos, sobe bainhas e até chegou a fazer peças de lingerie. Recorde uma grande entrevista da escritora à SÁBADO em 2005.
Familiares, amigos e governantes marcaram presença, na Sé Catedral do Porto, nas cerimónias fúnebres de homenagem à escritora, que morreu na segunda-feira, aos 96 anos.
Agustina Bessa-Luís nasceu em 15 de outubro de 1922, em Vila Meã, Amarante, e encontrava-se afastada da vida pública, por razões de saúde, há quase duas décadas.
Antologia de contos inéditos e correspondência entre a escritora e o britânico John Wilcock serão editados "a curto prazo" pela editora Relógio D’Água.
O funeral da escritora sai na terça-feira da Sé Catedral do Porto para o cemitério do Peso da Régua, Vila Real, onde se realizará uma cerimónia privada, revelou hoje o Círculo Literário Agustina Bessa-Luís.
Paula Rego colaborou com Agustina Bessa-Luís no livro "As Meninas", editado originalmente em 2001, que reúne textos da escritora sobre pinturas da artista plástica.
A morte surpreendeu Agustina Bessa Luís na casa da Rua do Gólgota, no Porto. Mas vamos continuar com ela, diz o crítico de livros da SÁBADO, Eduardo Pitta.
O Governo decretou para terça-feira um dia de luto nacional pela morte da escritora. Agustina Bessa-Luís tinha 96 anos e morreu no Porto.