
Paquistão prepara nova vaga de expulsões de afegãos
Medida foi justificada com razões de segurança e pelo peso que os afegãos representam na sua economia em dificuldades.
Medida foi justificada com razões de segurança e pelo peso que os afegãos representam na sua economia em dificuldades.
Sírios representam o maior número de pedidos de proteção internacional na UE+. Afegãos mantêm-se na segunda maior nacionalidade de requerentes de proteção internacional.
A maioria dos requerentes de asilo é originária da Nigéria, Mali e Sudão. Esta quarta-feira chegaram mais seis afegãos.
Homens e mulheres protestaram à frente da Universidade de Nangarhar, no Afeganistão, após o Ministério do Ensino Superior excluir as mulheres do ensino superior.
Começou por ser um grupo de 132 pessoas, chegadas a Portugal no dia 13 de dezembro de 2021. Em vez de três meses, passaram mais de seis no hospital.
Associação Human Rights Watch garante que se trata de um protesto inédito, uma vez que os homens afegãos não costumam estar ao lado das mulheres no que toca à luta pelos direitos humanos.
O Ocidente saiu, as raparigas ficaram. Voltarão às salas de aula? Há afegãos (e afegãs) em campanha por isso. E um discurso dúbio dos talibãs.
Portugal já acolheu 476 refugiados afegãos, sobretudo pessoas que colaboraram com as forças militares portuguesas, da NATO ou da ONU, bem como familiares de alguns que já estão em território português.
"Milhares de homens, mulheres e crianças exaustos atravessam diariamente a fronteira entre o Afeganistão e o Irão à procura de segurança", avisa o Conselho Norueguês para os Refugiados.
Jornalista considera que os afegãos apoiantes dos EUA sentem o mesmo que muitos africanos, combatentes do lado de Portugal na guerra colonial.
Para já, adiantou, as famílias em causa estão bem mas tal como os outros aliados Portugal encontra-se a "procurar oportunidades para ajudá-las a sair".
Maioria dos migrantes recebidos são atletas da equipa de futebol feminino e os respetivos agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no país.
Dois voos charter operados pela Qatar Airways descolaram na semana passada com estrangeiros e afegãos a bordo que não puderam ser retirados no início.
O secretário-geral das Nações Unidas enviou este fim de semana um relatório ao Conselho de Segurança da organização apelando ao fim da violência no país.
Papa Francisco desejou ainda que "os jovens afegãos recebam educação, essencial para o desenvolvimento humano" e que "vivam com dignidade, em paz e fraternidade com seus vizinhos".
Na próxima segunda-feira, a ex-conselheira eleitoral da ONU no Afeganistão, Sónia Pereira de Figueiredo, vai reunir-se com o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Leva uma lista de mais de 300 afegãos que trabalharam com os ocidentais e que estão a perder a esperança