
A Operação Marquês em oito momentos cruciais
Arranca esta quinta-feira o julgamento da Operação Marquês depois de mais de uma década desde o início da investigação e oito anos depois da acusação sair.
Arranca esta quinta-feira o julgamento da Operação Marquês depois de mais de uma década desde o início da investigação e oito anos depois da acusação sair.
Começou com 10 anos e é boa a decorar os textos: ainda mais facilmente em inglês. Entre intervalos d’A Fazenda (TVI), fala de produções internacionais e do que a faz ir tantas vezes a França. O namoro com o futebolista João Neves, do PSG, é para durar.
Jurista e historiador inaugura a nova série da coleção Breves Biografias de Políticos Portugueses, grátis com a SÁBADO a partir de dia 17, com a vida do "General Sem Medo".
As câmaras de Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira têm sido muito críticas em relação ao aumento do ruído no aeroporto de Lisboa.
"Lançámos o desafio à ANA, que irá apresentar uma candidatura no prazo de 36 meses, com um valor indicativo inicial de 8,5 mil milhões que nós queremos reduzir, sem abdicar do máximo rigor na gestão das verbas", afirmou Miguel Pinto Luz.
Cumpre-se hoje, 21 de novembro, uma década que o ex-primeiro ministro foi detido. Acusado de corrupção, ainda não foi julgado. Recordamos os 10 momentos mais importantes da Operação Marquês.
Os juízes da Relação da Lisboa acusam o ex-primeiro-ministro de "protelar de forma abusiva e ostensiva" o processo. Defesa diz que essas acusações são "delirantes".
"Abram Alcochete, deem-nos dois aeroportos por um número de anos, se for preciso. Depois vemos o que acontece", sugeriu Michael O'Leary.
Não precisamos de recuar tantas décadas para considerarmos inimaginável o momento que vivemos na Europa. Momento que, conforme von der Leyen bem refere, se caracteriza por um forte questionamento dos valores da União Europeia e das suas Democracias.
A história do 25 de Abril de 1974 também se pode contar através de ícones: da incontornável G3 ao megafone, passando pelo "V" da Vitória. Há escolhas óbvias. Outras nem tanto.
Cinco “capitães de Abril” contam os bastidores, os imprevistos e os contra-ataques do regime durante as longas horas do golpe que acabou com o Estado Novo.
A ação começou por volta das 9h, com um grupo de ativistas a bloquear as quatro vias da Avenida Eng. Duarte Pacheco no sentido que permite a entrada na capital.
O relatório sobre o segundo aeroporto de Lisboa foi apresentado pela comissão técnica independente. Mas ainda há mais incertezas do que certezas.
Houve casamentos com anéis emprestados e rolos de fotografia fora de prazo; bebés que nasceram ao som de tiros e miúdos de 12 anos a conduzir automóveis rumo à fronteira com à África do Sul. No horizonte, a metrópole distante e muitas vezes desconhecida, para onde ninguém queria vir. E de onde alguns voltariam a sair.
Foi aprovado em Conselho de Ministros a realização de avaliações independentes à companhia aérea.
Carlos Moedas não marcou reunião para votar proposta do PCP que o vincularia a uma solução para o novo aeroporto e tem fugido à questão. Mas durante a campanha eleitoral não teve problemas em mostrar a sua preferência pela solução de Alcochete.