
Vendas da Tesla na Europa caem pelo quinto mês. Queda até maio é de 37%
A fabricante liderada por Elon Musk continua a ver as vendas na Europa encolherem. Nos primeiros cinco meses deste ano a Tesla entregou menos 44 mil automóveis.
A fabricante liderada por Elon Musk continua a ver as vendas na Europa encolherem. Nos primeiros cinco meses deste ano a Tesla entregou menos 44 mil automóveis.
Em abril as vendas de automóveis ligeiros de passageiros na UE aumentaram 1,3% em termos homólogos.
A Toyota, a Volkswagen, a BMW e a Honda foram algumas das fabricantes multadas por assinarem acordos anticompetitivos e de participarem em práticas relacionadas com a reciclagem de veículos em fim de vida.
O presidente norte-americano prometeu aplicar tarifas à União Europeia, como fez ao México e ao Canadá. Dois economistas avaliam o impacto que essas medidas podem ter a nível comunitário e em Portugal.
A indústria automóvel europeia perde competitividade e a China domina o comércio mundial dos elétricos. A Europa tem que ganhar tração em matéria de investimento, inovação, baterias e pontos de carregamento para cumprir as ambiciosas metas de descarbonização. Numa altura em que Bruxelas e Pequim tentam um acordo sobre tarifas a veículos chineses, o Europa Viva analisa a situação da indústria e do mercado de carros elétricos.
Os carros movidos a bateria representaram 12,1% das vendas de carros novos ao longo do ano, face aos 9,1% em 2021 e 1,9% em 2019.
As vendas de automóveis elétricos continuaram a crescer 63,1% na União Europeia, com 878.432 veículos vendidos e uma quota de mercado de 9,1% (em comparação com 1,9% em 2019 e 5,4% em 2020).
Na análise às vendas entre janeiro e outubro Portugal é dos países mais castigados pela pandemia, com as vendas a cederem 37,1% para menos de 120 mil unidades.
Apesar da queda apenas ligeira em agosto, o mercado português regista o segundo pior desempenho na União Europeia no acumulado do ano.
Mais de metade deste valor diz respeito ao IVA cobrado na venda, manutenção, reparação e peças de automóveis. Setor automóvel representa 21% do valor arrecadado o ano passado em Portugal.
Os impostos ligados ao setor automóvel ascenderam a mais de 440 mil milhões de euros em 14 dos maiores mercados europeus. Em Portugal o valor é de 9,6 mil milhões, o que equivale a 21% da receita fiscal total, muito acima dos restantes países.
Ausência de Raidel Acea pesou na decisão
As vendas de automóveis ligeiros de passageiros na União Europeia caíram 1% em fevereiro deste ano face a igual mês de 2018. Em Portugal a quebra foi de 9,3%.
Entre a FPA, IAAF e Associação Europeia continua a haver troca de correspondência e até 72 horas antes do início do Campeonato da Europa, no próximo fim de semana, pode haver um volte-face
Apesar da quebra de 4,6% na venda de veículos de passageiros no mercado europeu registada em janeiro face ao período homólogo, em Portugal assistiu-se a um aumento de 8,3%.
Animada pela regularidade das marcas, Evelise Veiga é candidata à vitória na prova que começa às 15h45. Este ano já saltou 6,46 e 6,40 metros.