
Diogo Ribeiro falha pódio nos 50m mariposa mas bate recorde nacional
Nadador português ficou a 10 centésimos do bronze
Nadador português ficou a 10 centésimos do bronze
Diogo Ribeiro, que abdicou da final dos 100 metros livres para se focar nos 50 mariposa, termina os Europeus de Samorin com três medalhas, depois de já ter também garantido a prata nos 100 mariposa.
Um dia depois de ter arrebatado a prata nos 100 metros mariposa, Diogo Ribeiro impôs-se na final de hoje, ao gastar menos 20 centésimos de segundo do que o seu anterior recorde.
Brett Hawke considera que o tempo conseguido por Pan Zhanle nos 100 metros livres é fora do normal.
O campeão mundial em título, de 19 anos, foi sexto na terceira série da sua prova de eleição, com 51,90 segundos, ficando a 28 centésimos do 16.º e último apurado.
O nadador de 19 anos terminou a nona série na sétima posição, em 48,88 segundos, ficando fora dos 16 primeiros lugares que garantiam a qualificação, o último em 48,41.
Diogo Ribeiro, campeão mundial dos 50 e 100 metros mariposa, vai fazer a estreia em Jogos Olímpicos, ao alinhar na nona de 10 séries dos 100 metros livres.
Saiba quando competem todos os atletas lusos na capital francesa
Dois dias depois de se sagrar campeão do mundo dos 50 metros mariposa, Diogo Ribeiro regressou à piscina, para atingir as meias-finais dos 100 metros livres.
Português de 19 anos destacou-se nos Mundiais de Natação.
Aos 19 anos, Diogo Ribeiro tornou-se o primeiro nadador português a qualificar-se para duas finais de campeonatos do mundo.
O nadador do Benfica é o primeiro português a superar a marca dos 47 segundos.
No verão de 2021 estava numa cama de hospital. Agora ganhou três medalhas de ouro no Mundial de Natação de juniores, no Peru, e ainda bateu um recorde do mundo. Há tanta euforia que até já se pensa no sucesso olímpico e em quebrar os feitos de Yokochi.
Sem Usain Bolt e Michael Phelps – e com o apagão de Biles – as super-estrelas destes Jogos Olímpicos vieram da natação. E houve ainda um homem-bala que ninguém conhecia e miúdas que aos 13 anos já ganham medalhas.
A China, segunda classificada do medalheiro, com 27, descolou dos Estados Unidos, 'donos' de 11 títulos em 31 pódios.
As nadadoras Rafaela Azevedo e Ana Pinho Rodrigues alcançaram recordes absolutos nas provas de 50 metros costas (juniores) e 100 metros livres (seniores) em Coimbra.