Paralisação conjunta dos dois sindicatos do setor durará até 4 de outubro. Profissionais reclamam contra o "sistema remuneratório que o Governo pretende impor".
Os trabalhadores dos registos e notariado iniciam hoje um novo período de greve que, no caso de dois sindicatos, durará duas semanas.
A Associação Sindical dos Conservadores de Registos e o Sindicato dos Trabalhadores dos Registos realizam de hoje até 04 de outubro uma greve conjunta "contra o sistema remuneratório que o Governo pretende impor, a falta de adaptação do sistema de avaliação da administração pública (siadap), a falta de trabalhadores nos serviços e para exigir melhores condições de trabalho".
Por sua vez, o Sindicato Nacional dos Registos marcou dois dias de paralisação a cumprir hoje e na próxima segunda-feira, dia em que se realizará uma concentração junto à porta do Palácio de Belém, em Lisboa.
O SNR exige uma revisão do sistema remuneratório, progressão e promoções na carreira e abertura de novos concursos internos e externos.
As greves poderão afetar o funcionamento das conservatórias e outros balcões, designadamente as Lojas do Cidadão.
O Ministério da Justiça já tinha decretado serviços mínimos para os períodos de greves dos trabalhadores, garantindo estar assegurada a entrega de Cartão de Cidadão (CC) urgente e extremo urgente; pedido, emissão e entrega de Cartão de Cidadão provisório; realização de casamentos civis agendados antes do aviso de greve; realização de casamentos civis urgentes, em situação de iminência de parto ou 'in articulo mortis' e realização de testamentos 'in articulo mortis'.
Estarão também disponíveis os serviços de renovação de CC para maiores de 25 anos que não desejem fazer alteração dos dados biométricos (fotografia e impressões digitais), em 76 Espaços Cidadão dispersos por todo território.
Trabalhadores dos registos e notariado iniciam nova greve
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.