Sábado – Pense por si

Sismo sentido na Pampilhosa da Serra descrito "como uma bomba"

Lusa 17 de junho de 2023 às 12:15
As mais lidas

Situação causou "susto e alarido" mas não foram relatados, até ao momento, danos pessoais ou materiais.

O sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter registado este sábado perto da Pampilhosa da Serra (Coimbra) foi descrito "como uma bomba" e causou "susto e alarido", disse à Lusa fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Sismo de 3,1 na escala de Richter sentido no Porto
Sismo de 3,1 na escala de Richter sentido no Porto Sábado

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) o abalo foi registado pelas 07:51, sendo o epicentro localizado perto de 20 quilómetros Este-Nordeste da Pampilhosa da Serra.

"Temos agora relatos de pessoas que sentiram o sismo, causou susto e alarido e foi-nos descrito como se fosse uma bomba. No entanto, não nos relataram danos pessoais nem materiais, só mesmo o susto", explicou a fonte.

Até às 10:38 "não foram registadas réplicas", disse, explicando que "não se está à espera que as haja".

Segundo o IPMA, aquele sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos da Covilhã (Castelo Branco), Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra e Vila Nova de Poiares (Coimbra) e com menor intensidade no concelho de Tondela (Viseu).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.