Portugal vai colocar tropas portuguesas na Roménia para reforçar o dispositivo da NATO. Presença militar será reforçada em países-membro da NATO junto às fronteiras em risco.
Portugal vai colocar tropas portuguesas na Roménia para reforçar o dispositivo da NATO, enquanto as tensões entre a Rússia e a Ucrânia se acumulam. Luís Marques Mendes explicou durante o seu comentário televisivo na SIC que a NATO não vai intervir militarmente no conflito entre os dois países porque ambos não integram a Aliança Atlântica, mas que colocará tropas em países-membro junto à fronteira.
Cofina Media
"É o caso da Roménia, onde estarão tropas portuguesas", afirmou. "A decisão foi tomada há algumas semanas, em plena campanha eleitoral, com consenso entre o Governo, Presidente da República e líderes da oposição."
Para Marques Mendes, revela "uma grande maturidade democrática, uma vez que o tema foi tratado em plena campanha eleitoral, em sigilo e com o consenso entre quem está no poder e quem é alternativa ao poder".
Segundo o comentador, o Ocidente irá responder "com sanções pesadas", para "asfixiar a economia russa".
"Finalmente, mesmo sem conflito militar, a Rússia já está a alcançar alguns dos seus objectivos: primeiro, já dificilmente a Ucrânia entra na NATO; segundo, já destruiu economicamente a Ucrânia; terceiro, já contribuiu para atrasar a recuperação na UE; quarto, pode introduzir nos EUA uma tensão desfavorável a Biden, no ano em que o Presidente tem eleições intercalares difíceis, com o risco do regresso do trumpismo", afirmou Marques Mendes.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.