Sábado – Pense por si

Plantação de olival coloca em risco uma das mais antigas pontes romanas do país

Diogo Camilo
Diogo Camilo 17 de setembro de 2018 às 14:12

Considerada monumento nacional em 1967 e com 120 metros de comprimento, a ponte situada no concelho de Cuba fazia a ligação de Beja e Faro a Évora. Agora é posta em causa por uma empresa que instalou equipamentos de rega através de furos nos seus pilares.

A plantação de um olival superintensivo está a destruir uma ponte romana que atravessa a ribeira de Odivelas na freguesia de Vila Ruiva, concelho de Cuba, Alentejo. Ao jornal Público, o presidente do município alentejano, João Português, admitiu que as intervenções na estrutura de dois mil anos foram feitas sem o conhecimento da autarquia e "poderão pôr em causa a integridade arquitectónica e patrimonial do imóvel" que é considerado monumento nacional desde 1967.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.