Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
A escolha do ministro da Administração Interna recai sobre antigo comandante da GNR.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) vai ser liderada pelo tenente-general Carlos Manuel Mourato Nunes.
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, "vai agora desencadear os procedimentos tendo em vista a sua nomeação, concretamente a audição da Comissão Nacional de Protecção Civil, amanhã, dia 6 de Novembro, pelas 12h00", é dito em comunicado enviado às redacções.
Mourato Nunes foi comandante Geral da Guarda Nacional Republicana, cargo que ocupou até 2008. Depois disso, e até 2010, foi secretário-geral do Secretariado para a Cooperação entre os Países de Língua Portuguesa em matéria de Segurança Pública. Foi também director do Instituto Geográfico do Exército entre 1993 e 1999 e Presidente do Instituto Geográfico Português entre 2002 e 2003.
Actualmente, é consultor de segurança e defesa.
Num comunicado enviado à imprensa, o tenente Mourato Nunes é licenciado em Ciências Militares e Engenharia Geográfica.
O anterior presidente da ANPC, Joaquim Leitão, demitiu-se a 19 de Outubro, na sequência das críticas apontadas à Protecção Civil, relativamente aos incêndios que devastaram o país entre Junho e Outubro.
É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.