Sábado – Pense por si

Mamadou Ba frisa "culpa coletiva" de Mário Machado na morte de Alcindo Monteiro

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 10 de maio de 2023 às 19:00

O ativista escudou-se no acórdão do Supremo para afirmar que Mário Machado tem responsabilidade indireta no assassinato a Alcindo Monteiro. Neonazi levou para o tribunal uma camisola com símbolos do regime de Salazar. Defesa de Mamadou Ba considera este um "julgamento político".

10 de junho de 1995. Neste "dia da raça", como lhe chama a extrema-direita portuguesa, numa apropriação à designação do Estado Novo, Mário Machado e outros 16 homens saíram à noite para o Bairro Alto, Lisboa — e agrediram várias pessoas de origem africana. Com um "um pau semelhante a um taco de baseball", como ficou provado em tribunal, Mário Machado bateu uma das suas cinco vítimas até perder os sentidos, tendo sido condenado por ofensas corporais com dolo de perigo. E nessa noite, na Rua Garrett, outro grupo matou Alcindo Monteiro, de 27 anos.  Volvidos quase 28 anos, Mamadou Ba está sentado no banco dos réus por afirmar nas redes sociais que Mário Machado é uma "das figuras principais do assassinato de Alcindo Monteiro". 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As histórias de Balsemão

Em 88 histórias (tantas quantos os anos de vida), traçamos o retrato de Francisco Pinto Balsemão. E ainda: violência e assédio sexual; pessoas que sofrem com a Covid longa.