Sábado – Pense por si

Mais de um terço dos concelhos não tem farmácias com testes grátis

SÁBADO
SÁBADO 03 de dezembro de 2021 às 08:27
As mais lidas

Nenhum distrito do país tem todos os seus concelhos com pelo menos uma farmácia com testes rápidos gratuitos. Até agora, 673 farmácias e 181 laboratórios aderiram ao regime.

Mais de um terço dos concelhos de Portugal continental não tem farmácias que realizam testes rápidos à covid-19 comparticipados pelo Estado, numa altura em que os mesmos são necessários para visitas a hospitais e lares, para entrar em discotecas ou ir a grandes eventos culturais ou eventos desportivos.

TIAGO PETINGA/LUSA

Segundo um levantamento na plataforma do Infarmed peloJornal de Notícias, nenhum distrito do país tem todos os seus concelhos com pelo menos uma farmácia a realizar estes. Até quinta-feira, apenas 673 farmácias e 181 laboratórios tinham aderido ao regime que permite a realização de quatro testes gratuitos por mês, além de  cerca de 200 farmácias que celebraram protocolos com municípios.

O aumento da procura por autotestes à covid-19 fez com que os mesmos esgotassem em vários estabelecimentos pelo país. Mas, à SÁBADO, a associação de empresas de distribuição e a Associação Nacional de Farmácias negam estar-se perante uma situação de rutura de stock. "Existe capacidade de reposição, que está a decorrer à medida que estão a chegar as encomendas de autotestes ao nosso país", diz a APED. Já a ANF assegura que já foram encomendados mais testes.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.