Sábado – Pense por si

Estado já pagou ao privado mais de 218 milhões em testes PCR

SÁBADO
SÁBADO 06 de setembro de 2021 às 08:36
As mais lidas

No ano passado, as convenções que englobam as análises clínicas representaram 235 milhões de euros em encargos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mais 35% do que em 2019, avança esta segunda-feira o jornal Público.

Entre o início da pandemia e o final de julho, o Ministério da Saúde gastou mais de 218 milhões de euros em testes PCR feitos nos laboratórios privados. Segundo oPúblico, a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) já validou mais de 3,3 milhões de requisições, o que significa que o preço médio de cada teste se situa nos 65 euros. 

No ano passado, as convenções que englobam as análises clínicas representaram 235 milhões de euros em encargos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mais 35% do que em 2019. Aliás, de acordo com oPúblico, em 2020, a despesa do SNS em relação ao setor convencionado com análises clínicas foi de 52%, representando mais de metade. 

Já foram realizados mais de 17 milhões de testes em Portugal, quer moleculares, quer rápidos. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Tópicos saúde estado

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?